440 candidatos já conseguiram colocação em estágios na Função Pública

Dos milhares de candidatos ao EstágiAP XXI, 440 já foram colocados nos serviços públicos aos quais concorreram, informa o Ministério da Administração Pública.

Dos mais de 2.500 candidatos ao programa de estágios na Administração Pública, 440 já foram colocados nos serviços aos quais concorreram, estando previsto que as restantes 60 vagas sejam disponibilizadas ao longo deste ano, informou o Ministério da Modernização do Estado (MMEAP), esta terça-feira.

Em comunicado, o gabinete de Alexandra Leitão avançou que já foram publicadas as listas finais de colocação do EstágiAP XXI, estando disponíveis para consulta na Bolsa de Emprego Público. Caberá agora aos serviços celebrar os contratos de estágio com os respetivos candidatos, o que deverá acontecer a partir do próximo mês.

É importante explicar que este programa integra 500 vagas de estágios, sendo que, contas feitas, estão ainda 60 por preencher. Estas posições serão disponibilizadas ainda em 2021, “após nova manifestação de preferência por parte dos candidatos admitidos“, explicou o MMEAP.

O EstágiAP XXI dirige-se aos jovens licenciados até aos 30 anos, que estejam desempregados ou à procura do primeiro emprego. No caso de possuírem deficiência ou incapacidade, o limite etário é de 35 anos. Está previsto que os estágios tenham a duração de nove meses, podendo ser celebrados contratos a tempo parcial para permitir, por exemplo, que os jovens frequentem cursos académicos ou formativos, em paralelo.

Cada estagiário tem direito a uma bolsa que equivale à primeira posição remuneratória da carreira de técnico superior (isto é, 998,5 euros, brutos), ou à proporção equivalente ao período de trabalho, no caso dos contratos a tempo parcial.

Além disso, os estagiários que integrarem este programa “beneficiarão de uma majoração na classificação atribuída em sede de lista de ordenação final em procedimento concursal de recrutamento que seja publicitado nos dois anos após o termo do estágio”, explica o Ministério de Alexandra Leitão.

O Governo tem dito que tem como grande objetivo rejuvenescer a Administração Pública. Este programa de estágios é uma das medidas desenhadas no sentido de concretizar essa meta. Outra será a valorização do salário de entrada dos técnicos superiores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

440 candidatos já conseguiram colocação em estágios na Função Pública

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião