Alemã supera Maria Luís Albuquerque na corrida à liderança de regulador europeu

  • Lusa e ECO
  • 22 Setembro 2021

Conselho da UE escolheu Verena Ross para líder da ESMA. Maria Luís Albuquerque também estava na corrida. Cabe agora ao Parlamento Europeu confirmar a decisão.

A alemã Verena Ross foi apontada pelos embaixadores junto da União Europeia (UE) para liderar a Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA), organismo de supervisão no qual é atualmente diretora executiva, revelou fonte comunitária.

A informação foi avançada à agência Lusa por fonte da presidência eslovena do Conselho da UE, no final da reunião dos representantes permanentes dos Estados-membros junto da UE desta manhã, na qual se chegou a “acordo sobre a nomeação de Verena Ross para presidente da ESMA”. “Não houve discussão e a votação foi secreta”, acrescentou a mesma fonte.

A fonte comunitária adiantou que cabe agora ao Parlamento Europeu “confirmar a decisão do Conselho da UE”.

A presidência do Conselho de Administração da ESMA estava num impasse político de meses, desde abril, devido a um bloqueio nas discussões entre os países.

Verena Ross é atualmente diretora da ESMA, após ter desempenhado funções como diretora da Divisão Internacional da Autoridade de Serviços Financeiros do Reino Unido e como membro do comité executivo dessa entidade britânica.

A alemã começou a sua carreira no Banco de Inglaterra, onde trabalhou como economista e depois como supervisora bancária.

Além da alemã, outro dos nomes apontados era o do italiano Carmine di Noia, sendo que a ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque também estava na short list de candidatos.

Criada em 2011 e sediada em Paris, a ESMA é uma das três autoridades que compõem o Sistema Europeu de Supervisão Financeira e tem como missão o reforço e a proteção dos investidores e promover a estabilidade e o bom funcionamento dos mercados financeiros.

É uma autoridade europeia independente, que estabelece um conjunto único de regras para os mercados financeiros da UE garantindo a sua aplicação coerente em toda a União.

É ainda responsável pela coordenação das medidas tomadas pelas autoridades de supervisão dos valores mobiliários e pela adoção de medidas de urgência quando ocorre uma situação de crise.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemã supera Maria Luís Albuquerque na corrida à liderança de regulador europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião