Galp e BCP disparam mais de 5%, bolsa de Lisboa lidera ganhos na Europa
PSI-20 avançou mais de 2% e teve um dos melhores desempenhos na Europa, graças aos disparos da Galp e do BCP. Tensões com Evergrande aliviaram e investidores voltaram a assumir maior risco.
A bolsa de Lisboa somou mais de 2% esta quarta-feira, impulsionada pelas ações da Galp e do BCP, que dispararam mais de 5%. O PSI-20 liderou os ganhos registados nas praças europeias, perante o desanuviar das tensões com a endividada Evergrande.
O principal índice português subiu 2,22% para 5.388,03 pontos, numa sessão em que apenas a Pharol (-0,69%) e a Semapa (-0,34%) fecharam com saldo negativo.
Galp e BCP lideraram os ganhos. As ações da petrolífera nacional aceleraram 6,01% para 8,786 euros, à boleia da subida dos preços do barril de petróleo, ao mesmo tempo que o banco valorizou-se em 5,32% para 13,057 cêntimos.
Sonae, Greenvolt, Altri e Novabase também registaram bons desempenhos, subindo mais de 3%.
O setor energético esteve em destaque, com a EDP a avançar 2,65% para 4,65%, com os analistas a considerarem como positivas as medidas anunciadas esta terça-feira pelo Governo para travar o agravamento da fatura da luz para as famílias no valor de 800 milhões de euros. A EDP Renováveis subiu 0,90% para 22,40 euros.
Lá por fora, o Stoxx 600 encerrou em alta de 1,0%, sinalizando a relativa acalmia dos investidores com a situação financeira da chinesa Evergrande, que disse estar a negociar com os seus credores um plano para evitar o incumprimento. As praças de Madrid, Paris, Frankfurt e Milão registaram ganhos até 1,5%.
Do outro lado do Atlântico, Wall Street também está a negociar em alta, depois de dois dias sob pressão, isto numa altura em que os investidores aguardam por novidades da reunião da Reserva Federal norte-americana. Os analistas esperam que a Fed prepare terreno para a retirada dos estímulos, deixando a decisão para a reunião de novembro ou dezembro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galp e BCP disparam mais de 5%, bolsa de Lisboa lidera ganhos na Europa
{{ noCommentsLabel }}