Bruxelas quer carregador universal na UE “o mais rapidamente possível”

  • Lusa
  • 23 Setembro 2021

A Comissão Europeia espera que Parlamento e Conselho adotem “o mais rapidamente possível” a proposta para um carregador universal na UE para depois ser obrigatório.

A Comissão Europeia disse esta quinta-feira esperar que Parlamento e Conselho adotem “o mais rapidamente possível” a proposta para um carregador universal na União Europeia (UE), do tipo USB-C e apto para todos equipamentos eletrónicos, para depois ser obrigatório.

Isto [a proposta] tem de ser adotado, depois tem de ser transposto porque é uma diretiva e, claro, depois disso, será obrigatório” na UE, declarou o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, falando em conferência de imprensa em Bruxelas.

Falando na apresentação da proposta do executivo comunitário para introdução de um carregador universal na UE, após 12 anos de compromissos voluntários do setor tecnológico, o responsável disse esperar que o aval dos colegisladores europeus – Parlamento e Conselho – aconteça “o mais rapidamente possível”, talvez “nos próximos semestres”.

Questionado sobre a oposição de tecnológicas como a Apple, Thierry Breton vincou que esta proposta “não é contra a inovação nem é contra ninguém, é a favor dos consumidores europeus”.

A Comissão Europeia divulgou esta quinta-feira ter dado “um passo importante contra o lixo eletrónico e os inconvenientes para os consumidores, causados pela prevalência de carregadores diferentes e incompatíveis para dispositivos eletrónicos”.

Assinalando que “anos de trabalho com a indústria, numa abordagem voluntária, já fizeram baixar o número de carregadores de telemóveis de 30 para três na última década”, Bruxelas admitiu que ainda não se chegou a uma “solução completa” na UE, razão pela qual apresentou esta quinta-feira uma “legislação para estabelecer uma solução de carregamento comum para todos os dispositivos relevantes”.

Em causa está uma revisão da diretiva comunitária RED (Radio Equipment Directive), que tem por objetivo assegurar que os equipamentos eletrónicos que utilizam radiofrequências no mercado europeu cumprem requisitos de proteção da saúde e de segurança.

Bruxelas defende, então, uma harmonização dos carregadores na UE, tornando-se o USB-C a porta padrão para todos os smartphones, tablets, câmaras fotográficas, auscultadores, altifalantes portáteis e consolas de videojogos portáteis.

A ideia de introdução de carregador comum para reduzir a produção de resíduos eletrónicos já foi por diversas vezes defendida na UE, nomeadamente pelo Parlamento Europeu, mas tem merecido a oposição de empresas tecnológicas como a Apple, que têm os seus próprios equipamentos.

Em concreto, a questão de criação de carregador universal está a ser falada desde 2009, quando existiam cerca de 30 modelos no mercado europeu e foi assinado um acordo voluntário entre as principais fabricantes de telemóveis na Europa para o harmonizar.

Isto permitiu reduzir o número de modelos e, atualmente, existem três principais tipos de carregadores no mercado europeu: USB 2.0 Micro B, USB-C e o sistema Lightning, utilizado exclusivamente por dispositivos Apple.

Porém, o acordo entre a indústria expirou em 2014 e, desde então, o Parlamento Europeu tem levantado a sua voz exortando à Comissão Europeia que adote regras vinculativas para desenvolver um único carregador.

A proposta desta quinta-feira para uma revisão da lei terá de ser adotada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho, havendo depois um período de transição de 24 meses a partir da data de adoção para permitir à indústria adaptar-se antes da entrada em vigor.

PE saúda “fim de confusão de cabos nas gavetas” com carregador universal

O Parlamento Europeu saudou esta quinta-feira o “fim da confusão de cabos nas gavetas” com a introdução proposta pela Comissão Europeia de um carregador universal na União Europeia (UE), assente no tipo USB-C e apto para todos equipamentos eletrónicos.

“Durante a última década, o Parlamento Europeu pressionou a Comissão a apresentar uma proposta de um carregador comum, com vista a combater o lixo eletrónico, facilitar a vida aos consumidores e dar-lhes poder de escolha sustentável” e agora “podemos finalmente livrar-nos da confusão de cabos nas nossas gavetas”, reage em comunicado a presidente da comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores do Parlamento Europeu, Anna Cavazzini.

Para a também eurodeputada da banca dos Verdes na assembleia europeia, esta “harmonização de cabos de carregamento”, hoje proposta pelo executivo comunitário, “ajudará os consumidores a poupar dinheiro e a poupar os recursos do planeta”.

“Esta iniciativa inclui muitos elementos importantes para a nossa comissão, tais como a harmonização do ponto de carregamento, permitindo o bom funcionamento do mercado interno, um elevado nível de proteção do consumidor e a redução dos resíduos eletrónicos”, acrescenta Anna Cavazzini.

A responsável adianta que o Parlamento Europeu “irá agora trabalhar sobre esta proposta legislativa”, visando uma “cooperação harmoniosa com a Comissão e o Conselho para chegar a um acordo que beneficie tanto os consumidores europeus como a indústria”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas quer carregador universal na UE “o mais rapidamente possível”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião