Portugal já tem 84,03% da população com a vacinação completa, diz Gouveia e Melo

Mais de 84% da população portuguesa já tem a vacinação completa contra Covid-19. País está agora "a caminho dos 85%".

Mais de 84% da população portuguesa já tem a vacinação completa contra Covid-19, anunciou, esta terça-feira, Henrique Gouveia e Melo, líder da task force responsável pelo processo de imunização em causa. O país está agora “a caminho dos 85%“, mas “parece que as pessoas se esqueceram que têm de tomar uma segunda dose“, salientou o responsável.

“Neste momento, estamos em 85,6% primeiras doses e já passamos dos 84% das segundas doses, a caminho dos 85%, apesar agora de, nesta fase final, parece que as pessoas se esqueceram que têm de tomar uma segunda dose. Estamos a fazer todos os esforços nesse sentido“, adiantou o vice-almirante, que esteve a apresentar um ponto da situação ao primeiro-ministro e à ministra da Saúde. “Alguns atrasados da segunda dose não nos estão a permitir atingir os 85%, que já podíamos ter atingido”, acrescentou o mesmo, que prevê que dentro de “uma semana, semana e meia” será possível chegar a essa meta.

O responsável detalhou, além disso, que, neste momento, o país só pode vacinar mais 345 mil pessoas, das quais 140 mil “ainda não são elegíveis” porque recuperaram há pouco da doença pandémica. Há, depois, outras 80 mil que a task force ainda não conseguiu trazer para a vacinação, “apesar dos esforços”. O vice-almirante anunciou que a equipa responsável irá agora telefonar, “pessoa a pessoa”, de modo a incentivar a imunização e a “ver porque não aparecem”.

Por outro lado, o responsável indicou que 500 mil jovens já foram vacinados contra a Covid-19 e avançou que, neste momento, Portugal conta com dois milhões de vacinas armazenadas, as suficientes para administrar a terceira dose a quem dela necessitar.

Face aos progressos na vacinação, o Governo anunciou que, a partir de outubro, o país passará do estado de contingência para o estado de alerta, entrando numa nova fase de desconfinamento que inclui a reabertura de bares e discotecas, o fim da exigência de apresentação do certificado digital em restaurantes e hotéis e o levantamento do dever de uso de máscaras em alguns ambientes, como na restauração.

A par disso, e também à boleia dos avanços na vacinação, a task force liderada por Gouveia e Melo será agora extinta. “A missão está terminada“, disse, esta terça-feira, o responsável, a quem António Costa dirigiu agradecimentos e desejos de felicidade pessoal e profissional.

(Notícia atualizada às 10h38)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal já tem 84,03% da população com a vacinação completa, diz Gouveia e Melo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião