Draghi defende políticas expansionistas para a UE
Ex-presidente do BCE, atual primeiro-ministro de Itália, diz que dificilmente a União Europeia recuperará as regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento, suspensas devido à pandemia.
O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, defendeu políticas fiscais expansionistas para promover o crescimento económico e reduzir a dívida, alertando que dificilmente a União Europeia (UE) recuperará as regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento, suspensas devido à pandemia.
“É um pouco complicado pensar que as regras vão ser as mesmas do que há alguns anos”, assinalou Mario Draghi, depois de ter sido questionado sobre os diálogos dos 27 Estados-membros da UE sobre a possível reforma do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), que estabelece que o défice não pode ultrapassar 3% do PIB e a dívida os 60%.
De acordo com o chefe de governo de Itália, a UE vai ter de investir mais nos próximos anos para melhorar a sua defesa e isso vai ter de exigir o aumento das normas de gastos.
As regras do PEC estão em suspenso desde 2020 até 2022.
Mario Draghi falava numa conferência de imprensa após o Conselho de Ministros para apresentar a atualização do quadro macroeconómico de Itália para 2021 e para o próximo triénio.
“O quadro económico está melhor do que imaginávamos na primavera, há cinco meses”, quando em abril o governo de Roma disse que o crescimento seria de 4,5%, o défice de 11,8% e a dívida de 159,8%.
O antigo presidente do Banco Central Europeu (BCE) explicou que a economia italiana vai crescer 6% este ano, depois de ter caído 8,9% em 2020, devido à crise pandémica, adiantando que o impulso vai permitir que o défice público caia para 9,4% do PIB, menos dois décimos do que no ano passado, e a dívida para 153,5%, após os 155,6% do último exercício.
A melhoria do quadro económico “é a primeira confirmação quantitativa de que o défice alto e a dívida pública emergem com crescimento expansivo”, acrescentou Mario Draghi, ao reconhecer a necessidade de medidas expansionistas para impulsionar a economia de forma duradoura e sustentável e não num sentido de desperdício.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Draghi defende políticas expansionistas para a UE
{{ noCommentsLabel }}