Portugal está há quase duas semanas à espera para chegar aos 85% da população vacinada

Portugal está há quase duas semanas para atingir a meta de ter 85% da população com a vacinação completa contra a Covid-19. Marco poderá ser alcançado ainda esta semana.

Portugal está há quase duas semanas para atingir a meta de ter 85% da população com a vacinação completa contra a Covid-19. Atraso é explicado pela dificuldade em localizar algumas pessoas que ainda não foram vacinadas.

Esta foi a meta estabelecida para se atingir a imunidade de grupo à luz da variante Delta, bem como a referência definida pelo Governo para se avançar para a terceira e última fase do plano de desconfinamento, que arrancou a 1 de outubro. Contudo, se a task force estimava atingir este marco ainda nos últimos dias de setembro, alguns atrasos na administração das segundas doses estão a condicionar o alcance desta meta.

Atualmente, há já mais de 8,9 milhões de pessoas vacinadas com uma dose da vacina (87% da população), das quais mais de 8,7 milhões já têm a vacinação completa (84% da população), segundo último relatório divulgado pela Direção-geral da Saúde (DGS). Se compararmos com os relatórios anteriores, Portugal está desde 26 de setembro com 84% da população totalmente imunizada (tendo em conta que os dados são sempre referentes a domingo, apesar de serem divulgados às terças-feiras).

Assim, numa análise mais fina –dado que os relatórios da DGS são sempre arredondados à unidade — Portugal continental tem neste momento 84,6% da população completa, segundo o último balanço realizado por António Lacerda Sales. Isto significa que o país está já há quase duas semanas a tentar passar dos 84% para os 85% da população totalmente vacinada.

Se compararmos com o tempo que o país demorou para atingir os 84% (a 26 de setembro) com as duas doses da vacina desde que alcançou os 70% da população totalmente imunizada (a 18 de agosto), a diferença é ainda mais significativa: em apenas um mês e oito dias esta fasquia foi alcançada.

Face a esta situação, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde explicou que “cada décima agora é sempre muito mais difícil”, dado que a única forma que os serviços de saúde têm para ir buscar as pessoas que não foram vacinadas é “recorrer ao porta-a-porta” ou ao telefone. “Estamos à procura em cada esquina, em cada lugar, em cada rua dessas pessoas e portanto isso agora torna-se mais difícil”, afirmou Lacerda Sales, na quarta-feira, em declarações transmitidas pela RTP3. Não obstante, o governante admitiu que esta fasquia possa ser atingida até ao final desta semana.

Já em 28 de setembro, aquando do anúncio da extinção da task force, Henrique Gouveia e Melo havia sinalizado este esta atraso, lamentando “que as pessoas se esqueceram que têm de tomar uma segunda dose”.

Face à rápida disseminação da variante Delta, desde o início de julho que houve um esforço para acelerar a vacinação contra a Covid-19. Nesse contexto, em meados de julho Portugal chegou a administrar um milhão de vacinas em apenas numa semana, superando as 850 mil estimadas para esse período. Nesse mês, foram batidos sucessivos recordes, sendo que Portugal chegou a administrar 160 mil vacinas por dia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal está há quase duas semanas à espera para chegar aos 85% da população vacinada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião