Luís Cabral defende reforma no modelo da Segurança Social e de impostos

  • ECO
  • 8 Outubro 2021

Luís Cabral, economista e professor universitário na AESE Business School, desafia o Estado português a pensar num novo modelo de Segurança Social e de impostos.

Luís Cabral, economista e professor universitário na AESE Business School, desafia o Estado português a pensar num novo modelo de Segurança Social e de impostos, em entrevista ao programa “a Em Alta Voz” da rádio TSF/Diário de Notícias (acesso livre).

O economista considera que “tanto do ponto de vista social como do ecológico, estamos num caminho que não é sustentável e tem de ser alterado”, pelo que defende a necessidade de repensar “toda a estrutura da economia de mercado e todo o aparelho de solidariedade social“, por forma a que se chegue “a um sistema social sustentável e que não leve a níveis de desigualdade que continuam a aumentar”.

Nesse contexto, Luís Cabral defende que seja criado “um sistema de tributação do rendimento progressivo” e que a solidariedade social não passe apenas por dar “rendimento aos que têm menos”, mas criar emprego para essas pessoas. Ao mesmo tempo, o economista apela a que seja criada uma contribuição universal para a Segurança Social. “Uma reforma fiscal compensaria a diminuição do impacto sobre o trabalho com outros impostos, poderia ser uma combinação de IVA, imposto sobre carbono, propriedade, sucessões e um imposto sobre rendimento mais bem desenhado e mais progressivo, que não desincentive a poupança”, aponta à TSF e ao Diário de Notícias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luís Cabral defende reforma no modelo da Segurança Social e de impostos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião