Desvalorização do BCP, EDP e Jerónimo Martins dita queda do PSI-20

O PSI-20 fechou a última sessão da semana em terreno negativo ao ser pressionado pelas quedas do BCP, grupo EDP e Jerónimo Martins. Apesar disso, o saldo semanal é positivo.

O PSI-20 caiu 0,29% para os 5.514,79 pontos esta sexta-feira, encerrando a semana com o “pé esquerdo”. Porém, o saldo semanal do principal índice português é positivo, acumulando um ganho de 0,689% e três semanas consecutivas no verde. Nesta sessão o PSI-20 foi pressionado pelas quedas do BCP, do grupo EDP e da Jerónimo Martins.

A bolsa nacional acompanhou assim a tendência negativa das principais praças europeias. O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, caiu cerca de 0,3%, o francês CAC 40 cedeu 0,5% e o alemão DAX desvalorizou 0,22%. A exceção foi o espanhol IBEX que escapou às descidas com uma valorização de 0,01%.

Em Lisboa, a maioria (10) das cotadas até valorizou, mas não foi suficiente para compensar as quedas mais expressivas das oito cotadas que fecharam no vermelho. Apenas uma cotada ficou inalterada: a Ramada Investimentos.

Nas perdas, o destaque vai para a EDP Renováveis que caiu 1,82% para os 20,52 euros, o BCP que desvalorizou 1,7% para os 16,8 cêntimosapós ter subido mais de 5% na sessão anterior –, a Jerónimo Martins que cedeu 1,63% para os 18,1 euros e por fim a EDP que tropeçou 1,57% para os 4,46 euros.

A evitar perdas mais expressivas no PSI-20 esteve a Galp Energia com uma valorização de 3,59% para os 10,06 euros, acompanhando a valorização do preço do petróleo nos mercados internacionais por causa da crise energética mundial. Esta sexta-feira, pela primeira vez desde novembro de 2014, o barril cotado em Nova Iorque, o WTI, atingiu e superou os 80 dólares, o que está a beneficiar as cotadas do setor.

Além disso, a Novabase valorizou 2,52% para os 4,88 euros e a Greenvolt somou 2,44% para os 5,88 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desvalorização do BCP, EDP e Jerónimo Martins dita queda do PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião