Governo aceita mexer na caducidade dos contratos coletivos

  • ECO
  • 15 Outubro 2021

O Governo aceita agora alterar a caducidade dos contratos coletivos. Trabalhadores e empregadores vão poder acionar tribunais arbitrais antes do final do prazo, suspendendo-o.

Em fase de negociação do Orçamento do Estado para 2022, o Governo está agora a propor alterar uma matéria fundamental para tentar que PCP e BE viabilizem a proposta orçamental: a possibilidade de os trabalhadores e os empregadores acionarem os tribunais arbitrais antes do final do prazo do contrato coletivo, suspendendo a sua caducidade, revela esta sexta-feira o Público (acesso pago).

Com esta alteração, o tribunal poderá decretar a continuidade do contrato coletivo quando não há acordo entre as partes, enquanto a lei atual só permite que seja acionado um tribunal arbitral depois da caducidade do contrato coletivo e por iniciativa de um membro do Executivo.

Esta matéria será discutida na reunião da próxima quarta-feira entre o Governo e a concertação social, inicialmente marcada para esta sexta-feira. Está também em cima da mesa a implementação de um mecanismo de arbitragem sobre este tema, que, na prática, só estará em vigor a partir de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo aceita mexer na caducidade dos contratos coletivos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião