Metro ligeiro poderá ligar Portela ao Montijo

  • ECO
  • 15 Fevereiro 2017

Uma linha ferroviária ligeira na ponte Vasco da Gama pode ser a solução de ligação entre o Aeroporto Humberto Delgado e a base aérea do Montijo.

Com a expansão do aeroporto de Lisboa para a base do Montijo tida como quase certa, a concessionária Vinci, que gere os aeroportos portugueses, vai agora desenvolver estudos para perceber qual a melhor forma de fazer a ligação entre o Aeroporto Humberto Delgado, antigo Aeroporto da Portela, e a expansão na outra margem do Tejo. Segundo escreve esta quarta-feira o Público (acesso pago), há várias hipóteses possíveis, entre elas um metro ligeiro sobre a ponte Vasco da Gama para ligar as duas partes.

O memorando de entendimento entre o Governo e a ANA – Aeroportos de Portugal foi assinado esta quarta-feira: um compromisso de “estudar aprofundadamente” o aeroporto complementar no Montijo. É possível que o tráfego a ser transferido para a margem Sul do Tejo seja principalmente o das operadoras low cost.

Para soluções de ligação entre os o Aeroporto Humberto Delgado e a expansão no Montijo, o Público escreve que está em cima da mesa a construção de uma linha ferroviária ligeira na ponte Vasco da Gama.

O mesmo jornal noticia ainda que o Governo vai adiar a renegociação da Parceria Público-Privada (PPP) com a Lusoponte, devido à posição negocial mais favorável com que ficará com a expansão para a margem Sul, que deverá aumentar o tráfego sobre o rio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metro ligeiro poderá ligar Portela ao Montijo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião