Municípios de Setúbal contra aeroporto complementar no Montijo

  • Lusa
  • 13 Fevereiro 2017

A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) anunciou hoje que está contra a solução do aeroporto complementar no Montijo e que vai solicitar uma reunião urgente ao primeiro-ministro.

A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) anunciou hoje que está contra a solução do aeroporto complementar no Montijo e que vai solicitar uma reunião urgente ao primeiro-ministro.

“Perante os dados que existem, a solução de que o país precisa é um novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete, cuja construção pode ser de forma faseada. O aeroporto complementar no Montijo não serve a região e não é uma alavanca de crescimento económico“, disse o presidente da AMRS, Rui Garcia, que é também presidente da Câmara da Moita (CDU).

"Perante os dados que existem, a solução de que o país precisa é um novo aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete, cuja construção pode ser de forma faseada. O aeroporto complementar no Montijo não serve a região e não é uma alavanca de crescimento económico ”

Rui Garcia

presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal

O responsável falava aos jornalistas numa conferência de imprensa na Câmara Municipal de Alcochete, após uma reunião da associação para discutir o tema do novo aeroporto. Dos municípios associados da AMRS, apenas o Montijo é liderado pelo PS, sendo os restantes presididos por autarcas comunistas. Presentes na reunião estiveram representantes de quase todos os municípios associados – Alcochete, Seixal, Moita, Almada, Palmela, Barreiro, Montijo e Sesimbra -, com exceção de Setúbal, que justificou a ausência com motivos de última hora.

“Setúbal partilha desta opinião de que a solução é a instalação do aeroporto no Campo de Tiro. A Câmara do Montijo também esteve na reunião e participou na discussão, mas não marcou presença nesta conferência por não estar de acordo com a tomada de posição”, afirmou Rui Garcia. O presidente da AMRS lamentou que os municípios não tivessem sido ouvidos durante este processo, com exceção do Montijo, liderado pelo socialista Nuno Canta, e anunciou que vai ser pedida de imediato uma “reunião urgente” com o primeiro-ministro, António Costa.

“Perante os dados que são públicos, não existe fundamento para se alterar a decisão de construir no campo de tiro um novo aeroporto. É possível e é necessário para o desenvolvimento da região. Um terminal na base aérea não é alavanca para coisa nenhuma”, salientou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Municípios de Setúbal contra aeroporto complementar no Montijo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião