5 coisas que vão marcar o dia

Governo negoceia aumentos salariais na Função Pública. Rui Moreira toma posse como presidente da Câmara Municipal do Porto. Concertação Social discute Agenda do Trabalho Digno.

O Governo vai reunir com os sindicatos da Função Pública para negociar aumentos salariais, no dia em que Rui Moreira toma posse como presidente da Câmara Municipal do Porto. Está ainda marcada uma reunião da Concertação Social para continuar a discutir a Agenda do Trabalho Digno.

Governo negoceia aumentos na Função Pública

O Governo vai reunir-se com os sindicatos da Administração Pública. A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública e o secretário de Estado da mesma área governativa recebem representantes da Fesap, Frente Comum e Frente Sindical, depois de, na última reunião negocial, na semana passada, Alexandra Leitão ter apresentado a estas estruturas uma atualização salarial de 0,9% no próximo ano, em linha com a inflação prevista. A proposta foi considerada insuficiente por todas.

Rui Moreira toma posse na Câmara do Porto

Reeleito sem maioria absoluta, o independente Rui Moreira toma posse esta quarta-feira para cumprir o último mandato como presidente da Câmara do Porto, liderando um executivo municipal que conta com um vereador do BE pela primeira vez. O movimento independente “Rui Moreira: Aqui Há Porto!” obteve 40,72% dos votos, elegendo seis vereadores, não tendo conseguido reeditar a maioria absoluta conquistada nas autárquicas de 2017. A cerimónia vai decorrer no Pavilhão Rosa Mota a partir das 17h30.

Concertação discute Agenda do Trabalho Digno

A Comissão Permanente de Concertação Social continua a discutir a Agenda do Trabalho Digno esta quarta-feira. Na última reunião, na semana passada, o Governo propôs um limite máximo de quatro renovações dos contratos temporários, contra as atuais seis, no âmbito do combate à precariedade. A Agenda do Trabalho Digno prevê ainda incentivos à partilha entre homens e mulheres do gozo das licenças parentais e o aumento das bolsas dos Estágios Ativar.pt para candidatos licenciados para 878 euros.

Juros da casa continuam a descer?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai mostrar esta quarta-feira como evoluíram as taxas de juro do crédito à habitação no mês de setembro. Em agosto, os juros implícitos no crédito da casa voltaram a descer, pelo 12.º mês consecutivo. A taxa média fixou-se em 0,792%, um novo mínimo histórico.

E a inflação continua a subir?

Por sua vez, o Eurostat atualiza os dados relativos à taxa de inflação na Zona Euro em setembro, medida pelo Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC). A taxa de inflação anual avançou em agosto na Zona Euro e na União Europeia pelo terceiro mês consecutivo, fixando-se nos 3% e 3,2%, respetivamente, com Portugal a apresentar a terceira mais baixa (1,3%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião