Justiça suíça pediu ajuda a Rui Pinto para investigar o presidente da FIFA

  • ECO
  • 20 Outubro 2021

Num email enviado no final de 2018, o procurador Damian K. Graf, do cantão de Valais, pediu ao hacker português informações potencialmente incriminatórias sobre o presidente da FIFA.

No final de 2018, ainda a identidade de Rui Pinto não era conhecida e já as autoridades suíças pediam ajuda ao hacker português. De acordo com o Público (acesso condicionado), num email enviado nessa altura, o procurador Damian K. Graf, do cantão de Valais, pediu informações potencialmente incriminatórias sobre o presidente da FIFA, Gianni Infantino, no âmbito do Football Leaks. O hacker acabou por aceitar.

O procurador explicou que se suspeitava que Infantino teria atribuído vantagens indevidas a um outro magistrado suíço, Rinaldo Arnold, de modo a conseguir reunir-se secretamente com a figura máxima do Ministério Público deste país, Michael Lauber. Suspeitava-se que o presidente da FIFA aproveitou estes encontros para fazer desaparecer uma investigação sobre a concessão de um contrato de direitos televisivos a uma empresa offshore.

Uma semana depois deste email, Rui Pinto respondeu, mostrando-se disponível para colaborar, mas ressalvando que o contacto teria de ser feito através do seu advogado. A investigação acabou por concluir que o procurador Michael Lauber era “culpado de ter violado várias funções do cargo”, por ter ficado provado que esteve reunido informalmente (sem elaborar qualquer relatório ou registo) com Infantino em três ocasiões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Justiça suíça pediu ajuda a Rui Pinto para investigar o presidente da FIFA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião