PAN quer “memorando de entendimento” com o Governo para viabilizar OE2022
Para viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o PAN exige que as propostas do partido sejam "acolhidas" num memorando de entendimento com o Governo.
Mais investimento na saúde e nos transportes públicos são duas das medidas “estruturais” que o PAN quer ver plasmadas no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), para poder colaborar na viabilização do documento. Mas as propostas do PAN que o Governo esteja disponível para acolher em sede de especialidade têm de ficar escritas num “memorando de entendimento”, exigiu esta quarta-feira Inês Sousa Real.
Depois da segunda ronda de negociações, a líder do PAN falou na possibilidade de um acordo escrito para o partido ajudar a viabilizar o documento orçamental, algo que já aconteceu no ano passado, em que foram redigidas por escrito as medidas consensualizadas entre o partido e o Governo.
“Estamos disponíveis para essa mesma responsabilidade. Ou seja, para que fique bastante claro aquilo que são as medidas que o Governo está disponível para acolher em sede de especialidade, caso exista possibilidade de acolher medidas do PAN e uma eventual viabilização do Orçamento”, afirmou Inês Sousa Real, em declarações transmitidas pela SIC Notícias.
A deputada exige, nesse sentido, que o OE2022 inclua um “investimento estrutural nas matérias que são necessárias para fazer avançar o país”, tais como a saúde e o combate à pobreza, inclusivamente a energética. A título de exemplo, Inês Sousa Real refere a necessidade de “valorização das carreiras dos técnicos auxiliares de saúde”, “apoio em matéria de pediatria e de saúde infantil” e medidas em relação aos transportes públicos.
“Não pode existir um Orçamento do Estado que seja mais do mesmo. Tem de ser um Orçamento do Estado extraordinário e o compromisso do próprio Governo tem de ser extraordinário“, concluiu a líder do PAN.
O PAN indicará o sentido de voto quanto ao OE2022 este fim de semana, após reunir com a comissão política do partido.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PAN quer “memorando de entendimento” com o Governo para viabilizar OE2022
{{ noCommentsLabel }}