5 coisas que vão marcar o dia

A agenda mediática deverá ser dominada pelo provável cenário de eleições antecipadas com o previsível chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022).

Além do debate sobre o Orçamento do Estado para 2022 e o cenário de eleições antecipadas, há mais eventos a marcar esta terça-feira: é o caso da reunião extraordinária dos ministros da Energia da União Europeia para discutirem a crise energética e da assembleia de credores da Dielmar que será decisiva para o futuro da empresa.

Arranca a discussão do Orçamento do Estado para 2022 na generalidade

O Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022) continuará a dominar a agenda mediática agora que está iminente o chumbo da proposta do Governo na Assembleia da República. É a primeira vez que tanto o Bloco como o PCP anunciam o voto contra um Orçamento de António Costa. Esta terça-feira arranca a discussão na generalidade no Parlamento com mais de quatro horas de debate num momento de crispação entre o PS e os seus habituais parceiros parlamentares. O debate prolonga-se para quarta-feira, dia em que ocorrerá a votação decisiva que deverá levar ao chumbo do Orçamento e à marcação de eleições antecipadas.

Ministros da Energia da União Europeia discutem aumento dos preços

Os ministros da Energia dos 27 Estados-membros da União Europeia vão reunir-se de forma extraordinária esta terça-feira para discutir o aumento dos preços da energia no mercado interno. No Conselho de Transportes, Telecomunicações e Energia, os ministros vão trocar pontos de vista sobre o pacote de medidas sugerido pela Comissão Europeia e vão debater possíveis medidas de atenuação dos preços de energia a nível nacional e da União Europeia. Em cima da mesa está, por exemplo, a compra centralizada de gás natural, replicando o modelo da aquisição das vacinas.

Banco de Portugal divulga resultado do inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito

Esta terça-feira o banco central vai divulgar os resultados do inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito. No último inquérito divulgado em abril, os bancos sinalizavam que estavam a apertar os critérios de concessão de crédito para empresas (PME) e crédito ao consumo para cidadãos. No caso do crédito à habitação os critérios mantiveram-se. Neste momento especula-se sobre qual será a política de concessão de crédito dos bancos após o fim das moratórias (que acabaram em setembro).

Como evoluiu o défice orçamental até setembro?

Com o próximo Orçamento do Estado prestes a ser chumbado, o Ministério das Finanças continua a executar o Orçamento deste ano com as contas públicas a beneficiar da recuperação da economia. Esta terça-feira a Direção-Geral do Orçamento irá divulgar a síntese de execução orçamental relativa a setembro, a qual deverá ser antecipada durante a tarde pelo gabinete de João Leão. Até agosto, o défice orçamental em contabilidade pública situava-se nos 6.878 milhões de euros.

Assembleia de credores decide futuro da Dielmar

Esta terça-feira a assembleia de credores da Dielmar, que está insolvente, vai reunir-se para decidir sobre as propostas e manifestações de interesse. Perante o perigo de se avançar para o encerramento definitivo e a liquidação dos bens, a empresa de confeções está em contrarrelógio para ser vendida a eventuais interessados. Segundo a Lusa, que cita o administrador de insolvência, existem duas propostas formais e mais duas manifestações de interesse não oficializadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião