Levar a marmita de casa para ir buscar comida fora? Mais vale começar já a poupar 0,30€

  • Capital Verde
  • 31 Outubro 2021

Levar marmita de casa para ir buscar comida pronta ao restaurante? É possível mas há quem ainda não saiba. A ZERO criou o projeto “Take It” para incentivar consumidores, restaurantes e supermercados.

A ZERO criou o projeto “Take It”, cujo objetivo é reforçar a comunicação sobre a nova lei, aprovada em julho deste ano, segundo a qual os estabelecimentos que forneçam refeições prontas a consumir em regime de pronto-a-comer são obrigados a aceitar que os clientes possam utilizar os seus próprios recipientes, trazidos de casa, desde que devidamente higienizados.

E apresenta razões económicas de peso: “Se cada recipiente descartável custar 20 cêntimos e 10 clientes por dia trouxerem recipientes reutilizáveis, a poupança anual será de 720 euros”, diz a Zero em comunicado.

Os clientes também poupam, já que a partir de janeiro cada embalagem de take away pedida (até agora grátis) vai passar custar 30 cêntimos, de acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2022. Para o Estado será um encaixe de 10 milhões de euros.

Além da carteira dos clientes e restaurantes , fica também o ambiente a ganhar: a produção de resíduos per capita tem estado a aumentar nos últimos anos, sendo de 511 kg/por pessoa em 2020. Neste cenário, as embalagens (incluindo as de take away) representam cerca de 26% do total de resíduos urbanos produzidos anualmente, o que equivale a cerca de 130 kg per capita.

Na mesma lei que entrou em vigor em julho está, ainda, referido que os estabelecimentos devem comunicar esta nova possibilidade de forma clara. Neste âmbito, o projeto “Take It” pretende ajudar os restaurantes a fornecerem a informação necessária aos clientes, de forma a que estes privilegiem o uso de embalagens próprias quando vão buscar comida para levar para casa.

O movimento pretende, por isso, reunir vários estabelecimentos do setor da restauração e levá-los a promover esta iniciativa nos locais de aquisição e consumo de refeições. As empresas de restauração que quiserem aderir ao projeto terão acesso a materiais de comunicação gratuitos que poderão usar nas suas instalações, a fim de sensibilizar o cliente.

Mas, além da disponibilização de materiais de comunicação, o “Take It” também irá disponibilizar formação gratuita aos estabelecimentos aderentes, no sentido de promover um maior conhecimento sobre as melhores práticas ambientais no setor.

Os estabelecimentos que estejam interessados em fazer parte do projeto “Take It”, disponibilizado pela ZERO, podem inscrever-se no website da iniciativa.

De acordo com a ZERO, esta nova medida vai permitir aos estabelecimentos de restauração e similares reduzirem custos e, assim, recuperar de uma situação em que sofreram um elevado impacto na sua atividade (pandemia).

A associação apela, por isso, à necessidade de se aproveitarem todas as possibilidades de redução de resíduos para se conseguir reduzir o impacto no ambiente, na qual está incluída a promoção da reutilização em áreas como o pronto-a-comer.

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