Quer reduzir o plástico nas compras? Pingo Doce deixa levar embalagens próprias a partir de amanhã

Os clientes do Pingo Doce vão poder usar embalagens próprias em todas as seções da loja. É a primeira cadeia alimentar a permitir o uso de recipientes próprios.

Para promover a redução de embalagens e reduzir o plástico nas compras, o Pingo Doce vai permitir, a partir de amanhã, que os clientes usem embalagens próprias para o acondicionamento de produtos de peixaria, talho, padaria, take away e charcutaria. É a primeira cadeia a permitir aos clientes o uso de recipientes próprios.

“Com esta medida, queremos continuar a reduzir o uso de embalagens de utilização única e promover a reutilização por parte dos nossos clientes, incentivando a mudança de comportamentos para práticas mais sustentáveis, uma responsabilidade de todos”, afirma Maria João Coelho, diretora de marketing do Pingo Doce, em comunicado.

Desta forma, o Pingo Doce antecipa-se à obrigatoriedade imposta pela legislação que entra em vigor amanhã, que incide apenas nas embalagens para refeições prontas a consumir (no regime de pronto a comer/levar ou com entrega ao domicílio).

As embalagens dos clientes devem ser entregues nos respetivos balcões de atendimento e o peso das caixas é descontado no preço final do produto. Os recipientes devem estar em boas condições, ou seja, limpos e secos, livres de odores, sem resíduos e com tampa funcional.

O Grupo Jerónimo Martins alerta que por questões de segurança, não serão aceites embalagens de vidro, uma vez que potenciam um risco de segurança alimentar em caso de quebra.

O Pingo Doce tem vindo a implementar estratégias de sustentabilidade. Em maio deste ano, eliminou as palhinhas das marcas próprias, o que corresponde a uma redução de 15 toneladas de plástico por ano.

De acordo com o relatório de progresso de 2020 do “New Plastic Economy Global Commitment”, o Grupo Jerónimo Martins “é um dos poucos retalhistas alimentares a nível mundial a divulgar publicamente a quantidade de plásticos de uso único da sua responsabilidade, assumindo uma postura de total transparência na divulgação e monitorização dos seus compromissos”, destaca o grupo em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quer reduzir o plástico nas compras? Pingo Doce deixa levar embalagens próprias a partir de amanhã

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião