Ikea entrega 10.000 euros à associação Plano i para apoiar direitos LGBTI+
O valor doado à associação terá como objetivo a implementação até setembro de 2021 do projeto "Espaço LIV(r)E", o vencedor do concurso lançado pela gigante do retalho.
Depois de um concurso para o progresso da igualdade e inclusão LGBTI+, no qual IPSS e ONG apresentaram os seus projetos, a Ikea Portugal decidiu atribuir a vitória à associação Plano i, com o projeto “Espaço LIV(r)E”, ao qual entrega agora 10.000 euros.
“Na Ikea defendemos a diversidade, a igualdade e a inclusão. As nossas diferenças, contextos, escolhas e interesses são o que nos tornam únicos e nos permitem ter um contributo ainda maior e mais valioso, tanto nas equipas de trabalho, como na sociedade. Para nós, é inaceitável a discriminação com base na orientação sexual e identidade de género e, por isso, com esta campanha e este concurso, queremos dar o nosso contributo para promover um mundo mais justo para todos, especialmente os mais vulneráveis”, refere Cláudia Domingues, diretora de comunicação da Ikea Portugal, em comunicado.
O valor doado à associação terá como objetivo a implementação do projeto vencedor até setembro de 2021. “O projeto destacou-se por dar resposta, de uma forma holística, a uma necessidade específica na área norte do país, com a criação do primeiro espaço inclusivo e seguro para pessoas LGBTI+ na cidade do Porto”, pode ler-se.
“A Plano i procura, desde a sua criação, de forma rigorosa e estruturada, construir igualdade, desconstruindo barreiras e estereótipos. Estar do lado certo da história sempre foi a nossa posição. Este projeto vai-nos permitir criar um espaço cheio de vida e livre de preconceitos, o Espaço LIV(r)E, mas também nos vai garantir o alargamento dessa liberdade aos locais de trabalho através da formação especializada a empresas e o aconselhamento individual jurídico e, grupal psicossocial, a pessoas LGBTI que dele necessitem”, diz Paula Allen, vice-presidente da associação Plano i.
Esta foi a primeira vez que a gigante do retalho em Portugal lançou este concurso que, ao todo, recebeu com sete candidaturas de todo o país, avaliadas por jurados da empresa e por Rui Maria Pêgo, ativista LGBTI+ e apresentador do podcast da Ikea.
A par deste concurso, a empresa lançou também a campanha “O Progresso Faz-se”, reconhecendo que o progresso é difícil e que requer trabalho, coragem e determinação. Como parte deste movimento, as cinco lojas Ikea em Portugal hastearam a “Progress Flag”, símbolo da defesa de direitos LGBTI+, durante uma semana.
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