Reforço do Apoiar Turismo oficializado uma semana depois de esgotar

Despacho relativo ao reforço de cinco milhões de euros, esgotado na semana passada, foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. Programa prevê apoio máximo de 20 mil euros a fundo perdido.

O Governo começou por disponibilizar cinco milhões de euros, a fundo perdido, para apoiar as micro, pequenas e médias empresas do turismo, através da criação do programa Adaptar Turismo. Contudo, um dia depois de terem aberto as candidaturas, foi anunciado o encerramento porque as verbas já estavam esgotadas.

Logo no dia seguinte, a 22 de outubro, o programa foi reforçado em cinco milhões de euros para chegar a mais empresas, mas, novamente, atingiu esse limite em menos de 24 horas. Ora, precisamente uma semana depois — e quando se sabe que o pacote está esgotado –, o despacho referente a esse reforço, assinado por Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, foi publicado esta sexta-feira em Diário da República.

No comunicado enviado esta semana, a a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) já alertou para a urgência de um segundo reforço, afirmando que “nos dois dias em que o programa esteve aberto, múltiplos empresários não conseguiram submeter a sua candidatura”. “É, por isso, essencial que a dotação do programa seja rapidamente reforçada de forma significativa”, acrescenta a associação.

Na sequência desse comunicado da AHRESP, o ECO questionou o Ministério da Economia para perceber se havia intenções de avançar com um novo reforço do programa. No entanto, até ao momento de publicação deste artigo não obteve qualquer resposta por parte da tutela.

O Adaptar Turismo é destinado a micro, pequenas e médias empresas que desenvolvam atividades económicas no setor turístico, visando visa ajudar na adaptação e no investimento nos estabelecimentos. Prevê um apoio máximo de 20 mil euros a fundo perdido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reforço do Apoiar Turismo oficializado uma semana depois de esgotar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião