João Castello Branco deixa Semapa. Ricardo Pires será o novo CEO

A holding da família Queiroz Pereira anunciou que João Castello Branco deixa a presidência executiva ao fim de sete anos. Ricardo Pires será o CEO a partir de janeiro.

João Castello Branco vai deixar a Semapa, após sete anos na liderança da comissão executiva da holding da família Queiroz Pereira. Para o seu lugar entra Ricardo Pires, que foi chefe de gabinete de Pedro Queiroz Pereira e já era um dos administradores.

O gestor que saiu da McKinsey para ocupar o cargo de CEO, a convite de Pedro Queiroz Pereira, “considera que já se encontram cumpridos os objectivos definidos aquando da sua eleição para tal cargo e criadas as condições para a sua sucessão na liderança do Grupo”, segundo o comunicado divulgado pela Semapa. A renúncia tem efeitos no dia 31 de dezembro. João Castello Branco deixa também a presidência do conselho de administração da Navigator.

O cargo de CEO da Semapa será assumido a partir de janeiro por Ricardo Pires, que veio do antigo BES Investimento para a holding e foi chefe de gabinete de Pedro Queiroz Pereira, assumindo um papel preponderante no conflito com Ricardo Salgado, antes do colapso do BES.

O currículo disponibilizado no site da Semapa informa que Ricardo Pires é licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, detém uma especialização em Corporate Finance pelo ISCTE e um MBA em Gestão de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa.

Iniciou a sua carreira na área de consultoria de gestão, primeiro na BDO Binder e depois na GTE Consultores. Em 2002, foi contratado para a direção de Corporate Finance do ES Investment, onde esteve até ser chamado para a Semapa, em 2008, onde entrou como diretor de Planeamento Estratégico e Novos Negócios.

Três anos depois, Pedro Queiroz Pereira convida-o para chefe de gabinete, cargo que deixou em 2014 para se tornar administrador executivo com a gestão da área de Novos Negócios, Fusões e Aquisições, exercendo ainda funções noutras sociedades com esta relacionadas. Exerce cargos de administração também na Navigator e na Secil e é, desde 2018, CEO da Semapa Next, a empresa de venture capital da Semapa. Além de CEO da Semapa vai também ser chairman da Navigator, Secil e ETSA.

João Castello Branco liderava a presidência executiva da Semapa desde julho de 2015, onde chegou com a missão de profissionalizar a gestão das participadas e fazer a desalavancagem do grupo, que em sete anos reduziu a dívida em 830 milhões.

“O conselho de administração agradece ao senhor engenheiro João Castello Branco a dedicação e profissionalismo com que desempenhou o cargo de Presidente da Comissão Executiva ao longo destes dois mandatos”, termina o comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

João Castello Branco deixa Semapa. Ricardo Pires será o novo CEO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião