Navigator aumenta lucros e lança marca de packaging

Empresa de pasta e papel lucrou 50 milhões no terceiro trimestre, mais 22% do que nos três meses anteriores. Marca do negócio de embalagens, "gKraft", será apresentada na próxima semana.

A Navigator manteve a trajetória de melhoria dos resultados no terceiro trimestre, com um crescimento de 8% no volume de negócios face aos três meses anteriores, para um total de 405 milhões de euros. Os preços mais altos da pasta e o aumento das vendas de papel contribuíram para este desempenho.

As vendas de papel situaram-se 4% acima do segundo trimestre 2021 e 13% acima do trimestre homólogo. Em toneladas, este foi mesmo o melhor trimestre desde os últimos três meses de 2018. Entre janeiro e setembro, o volume de vendas de papel totalizou 1 081 mil toneladas, mais 16% do que em 2020.

as vendas de pasta registaram uma forte quebra, de 26% face ao trimestre anterior e de 47% face ao homólogo, que o comunicado da Navigator explica com a “menor disponibilidade de pasta para o mercado, por via da maior integração em papel”.

A empresa assinala, no entanto, o forte crescimento dos preços da pasta, com o índice de referência na Europa a subir 11% em dólares face aos três meses anteriores e 68% face ao mesmo período de 2020.

Os volumes de tissue aumentaram 4% em relação ao trimestre anterior, mais ficaram 6% aquém do trimestre homólogo, quando ocorreu “um pico de procura provocado pela COVID-19 nos produtos do segmento At Home (AH)”

Com este desempenho, o volume de negócios cresceu 8% em cadeia, para os 405 milhões, e 16% face ao terceiro trimestre de 2020. O EBITDA totalizou 96 milhões (mais 20%, em cadeia) e o resultado líquido atingiu os 50 milhões (mais 22%).

Olhando para os primeiros nove meses, o volume de negócios cresceu para os 1119,7 milhões, mais 7,3% do que no mesmo período de 2020. O EBITDA aumentou 16,9% para os 246 milhões, com o resultado líquido a dar um salto de 51,8% para os 114,2 milhões.

Nova marca de packaging, “gKraft”, lançada no dia 1

Tal como tinha anunciado nas contas do semestre, a Navigator entrou numa nova área de negócio, desenvolvendo um conjunto de produtos dirigidos ao segmento de packaging, para tirar partido da progressiva eliminação do plástico nas embalagens. A nova marca, “que consolidará a estratégia de diversificação e aposta na sustentabilidade”, vai chamar-se gKraf e será lançada no dia 1 de novembro.

O dia não foi escolhido por acaso. É nessa data em que entra em vigor a legislação portuguesa que proíbe os plásticos de utilização única.

“Com o lançamento da linha gKraft, a empresa dá um passo em frente no sentido de disponibilizar alternativas de embalagem que apoiem outras organizações a cumprir os seus objetivos ambientais”, refere a Navigator. Será direcionada para os segmentos industrial e retalho, nomeadamente, alimentar, restauração, farmacêutico, vestuário e cosmética. Uma das máquinas da fábrica de Setúbal já está totalmente dedicada ao packaging.

Preços da energia pesam nas margens

“A retoma económica esperada, conjugada com a melhoria do equilíbrio entre a oferta e a procura nos Estados Unidos e na Europa, na sequência da saída de capacidades e conversões já anunciadas, permitem boas perspetivas para o fecho de 2021”, considera a Navigator.

A empresa assinala, no entanto, que o aumento dos custos com a energia, fretes e químicos estão a pressionar fortemente as margens dos produtores de papel europeus, o que tem motivado novos anúncios de aumento de preços. Conjuntura que “obrigou a Navigator a aumentar preços durante o período, tendo o último anúncio, comunicado este mês, incluído uma sobretaxa extraordinária de 50€ por tonelada, para todos os produtos e marcas em todos os mercados, para expedições a partir de 1 de novembro, nos próximos meses”.

(Notícia atualizada às 18h30 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Navigator aumenta lucros e lança marca de packaging

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião