Xi Jinping ganha apoio para terceiro mandato e fica mais perto de se eternizar no poder
Resolução histórica abre caminho a um terceiro mandato, que assegurará a Xi Jinping 15 anos de poder. Mas o líder chinês pode ficar mais tempo.
Só Mao Zedong e Deng Xiaoping tinham conseguido a aprovação de resoluções doutrinárias históricas pelo Partido Comunista Chinês. Quatro décadas depois, Xi Jinping alcança o mesmo feito, abrindo caminho a um inédito terceiro mandato como Presidente da China e para se manter no poder até à sua morte.
“Uma reunião de alto nível do Partido Comunista da China (PCC) adotou uma resolução histórica sobre as principais conquistas e experiência histórica dos 100 anos de esforços do PCC, de acordo com um comunicado divulgado na quinta-feira”, noticia a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.
“Xi Jinping, secretário-geral do Comité Central do PCC, fez um importante discurso na sessão. A sessão ouviu e discutiu um relatório de trabalho entregue por Xi em nome do Gabinete Político do Comité Central do PCC. A resolução foi revista e aprovada na sexta sessão plenária do 19º Congresso do Comité Central do PCC, realizada em Pequim entre 8 a 11 de novembro”, acrescenta.
O Comité Central pediu ao país para se “unir à volta do partido, com Xi Jinping no centro”, implementar a sua doutrina e levar a cabo “o grande rejuvenescimento da nação chinesa”. A ação política em relação a um Hong Kong foi também elogiada, permitindo acabar com o “caos” na ilha.
O atual Presidente da China comparou-se no passado a Mao Zedong, que foi líder incontestado do país durante mais de três décadas, até falecer em 1976. Aos 68 anos, Xi Jinping consegue um passo decisivo para ver aprovado um terceiro mandato de cinco anos, que o manterá no poder até 2028. O novo estatuto, ao lado dos que são hoje as figuras de proa no passado do PCC, pode garantir-lhe ainda mais tempo na liderança, possivelmente até morrer, na perspetiva de vários órgãos de comunicação internacionais, como a Bloomberg ou o Financial Times.
“Mao é a referência para Xi”, afirmou Steve Tsang, diretor do Soas China Institute, em Londres, em declarações ao diário britânico. “A resolução provavelmente cobrirá toda a duração dos 100 anos do partido e projetará uma avaliação muito mais positiva do partido”, notou.
Nesse sentido, “Xi está a preparar o cenário para um terceiro mandato que é também o início de um mandato por tempo indeterminado”, acrescentou.
O reforço do poder do Presidente chinês acontece numa altura de tensão crescente com os EUA, em matérias tão diversas como o comércio internacional, o domínio da tecnologia e a soberania de Taiwan.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Xi Jinping ganha apoio para terceiro mandato e fica mais perto de se eternizar no poder
{{ noCommentsLabel }}