Portugal entre os países onde importações de fora da UE mais cresceram
Todos os Estados-membros registaram um aumento nas importações de fora da União Europeia em setembro. Portugal teve um crescimento superior a 30%.
Portugal está entre os países que registou um maior aumento nas importações de fora da União Europeia (UE), em setembro, segundo os dados divulgados pelo Eurostat esta segunda-feira. As importações de fora da UE cresceram mais de 30%, enquanto o aumento nas exportações para fora do bloco não chegou aos 20%.
No que diz respeito às importações extra-UE, todos os Estados-membros para os quais havia dados disponíveis registaram um aumento em setembro de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. Portugal registou o oitavo maior acréscimo entre os países, segundo o gabinete de estatísticas europeu.
Já nas exportações para fora da UE, todos os Estados-membros registaram um aumento em setembro, exceto a Eslováquia (-26,3%), Dinamarca (-2,2%), República Checa (-0,5%) e Chipre (-0,4%). O aumento registado em Portugal não chegou aos 20%.
Olhando para o acumulado do ano, entre janeiro e setembro, tanto as importações para fora como dentro da UE aumentaram 18% em Portugal. Já as exportações cresceram 19% dentro da UE e 22% para fora.
Quanto ao quadro da Zona Euro, as exportações de bens para o resto do mundo em setembro de 2021 foram de 209,3 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 10,0% em comparação com setembro de 2020. Por sua vez, as importações do resto do mundo fixaram-se em 202 mil milhões, um aumento de 21,6% em comparação com o período homólogo. Assim, a Zona Euro registou um excedente de 7,3 mil milhões no comércio de bens com o resto do mundo.
O comércio dentro da Zona Euro aumentou também para 191,5 mil milhões em setembro de 2021, um aumento de 16,4% em comparação com setembro de 2020.
Pela UE, registou-se um excedente de 0,5 mil milhões no comércio de bens com o resto do mundo em setembro de 2021, enquanto o comércio intra-UE aumentou para 299,1 mil milhões em setembro de 2021, um aumento de 14,0% em comparação com setembro de 2020.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal entre os países onde importações de fora da UE mais cresceram
{{ noCommentsLabel }}