Fitch diz que poupança das famílias servirá de proteção contra inflação

  • Lusa
  • 17 Novembro 2021

A poupança extra durante a pandemia deverá "ajudar as famílias a resistirem a uma queda no rendimento real" causada por uma inflação mais alta.

A Fitch considera que a elevada poupança das famílias que atualmente se regista servirá de proteção contra a inflação, segundo a análise divulgada esta quarta-feira pela agência de ‘rating’.

Segundo a Fitch, apesar do regresso do consumo, continua elevada a poupança das famílias tanto na Europa como nos Estados Unidos da América (ainda que nos EUA o consumo tenha recuperado mais rapidamente e, logo, a poupança seja menor, mas ainda alta face aos padrões históricos).

Apesar de a poupança das famílias já ter baixado face aos níveis recorde, esta continua elevada, o que deverá “ajudar as famílias a resistirem a uma queda no rendimento real” causada por uma inflação mais alta, sem que tenham necessidade de “reduzir significativamente o consumo ou o investimento nas habitações”.

Esta quarta-feira foi conhecido que, na zona euro, a taxa de inflação anual aumentou para os 4,1% em outubro (face aos -0,3% do mesmo mês de 2020 e aos 3,4% de setembro). Portugal registou a segunda menor taxa de inflação (1,8%), segundo dados divulgados pelo Eurostat.

Sobre o rendimento disponível das famílias, diz a Fitch que aumentou na maioria dos países desde o início da crise pandémica (com exceção de Espanha e Itália, onde continuam em níveis abaixo do período pré-crise pandémica), ajudado por injeções fiscais e subsídios de apoio a emprego.

Quanto ao setor bancário, afirma a Fitch que a melhoria económica levou os bancos a relaxarem as condições para conceder créditos. Os empréstimos à habitação e ao consumo também se recuperaram da queda de 2020 e os empréstimos a empresas normalizaram após o aumento no segundo trimestre de 2020.

Contudo, os bancos dizem que a procura por empréstimo por parte das empresas permanece baixa porque as necessidades de liquidez são menores após os elevados empréstimos pedidos no ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fitch diz que poupança das famílias servirá de proteção contra inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião