Suécia vai exigir certificado Covid-19 a partir de 1 de dezembro

  • Joana Abrantes Gomes
  • 17 Novembro 2021

O Governo sueco planeia implementar o certificado digital de vacinação contra a Covid-19, juntando-se assim a outros países da UE. A entrada em vigor do documento deverá acontecer em 1 de dezembro.

O Governo sueco planeia exigir a apresentação de certificado digital de vacinação contra a Covid-19 no acesso a eventos em espaços interiores com mais de 100 pessoas, avança esta quarta-feira a agência noticiosa Associated Press. A medida é recomendada pelas autoridades de saúde do país, que alertam para uma provável subida das infeções por Covid-19 nas próximas semanas.

Segundo a ministra da Saúde e dos Assuntos Sociais da Suécia, Lena Hallengren, o executivo está a preparar um projeto de lei a ser apresentado ao Parlamento com o objetivo de ter os passes de vacinação em vigor a partir de 1 de dezembro. “A propagação está a aumentar na Europa. Ainda não a vimos na Suécia, mas não estamos isolados. Precisamos de poder utilizar certificados de vacinação“, afirmou, numa conferência de imprensa.

Para a chefe da agência de saúde pública do país escandinavo, Karin Tegmark Wisell, a introdução do certificado digital contra a Covid-19 é uma medida que considera “necessária para não sobrecarregar o sistema de saúde”.

As taxas de infeção têm aumentado substancialmente em vários países europeus nas últimas semanas, enquanto a Suécia – duramente atingida em vagas anteriores da pandemia – ainda não registou um surto semelhante, mas a agência de saúde do país nórdico já sugeriu que as infeções atingirão um pico em meados de dezembro.

Na quarta-feira, as autoridades de saúde disseram que inverteriam uma decisão que deixava de recomendar testes à Covid-19 para pessoas totalmente vacinadas, mas que apresentam sintomas da doença.

Até ao momento, a Suécia tem cerca de 85% dos cidadãos com mais de 16 anos inoculados com uma dose da vacina, sendo que 82% da população já recebeu duas ou mais doses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Suécia vai exigir certificado Covid-19 a partir de 1 de dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião