PIB da OCDE supera nível pré-pandemia no 3.º trimestre

  • Lusa
  • 18 Novembro 2021

O Produto Interno Bruto do conjunto dos países membros aumentou 0,9% no terceiro trimestre, depois de ter aumentado 1,7% no segundo trimestre, anuncia a OCDE.

O Produto Interno Bruto (PIB) da OCDE ultrapassou no terceiro trimestre o nível pré-pandemia no início de 2020, embora o ritmo de progressão tenha abrandado no verão e a situação seja bastante desigual no seio da organização.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) anunciou esta quinta-feira, num comunicado, que o Produto Interno Bruto (PIB) do conjunto dos países membros aumentou 0,9% no terceiro trimestre, depois de ter aumentado 1,7% no segundo trimestre.

Isso significa que o PIB entre julho e setembro foi 0,5% superior ao do último trimestre de 2019, antes dos primeiros efeitos da crise se fazerem sentir, embora a situação seja bastante desigual no seio da organização.

Os Estados Unidos destacaram-se por terem ultrapassado largamente o nível pré-crise (1,4%), o que contrastou com o declínio que continuou a acumular-se na União Europeia (-0,2%), na zona euro (-0,5%) e ainda mais no Reino Unido (-2,1%) e no Japão (-2,2%).

Entre os países do G7, em termos trimestrais, o aumento da atividade foi particularmente pronunciado entre julho e setembro em França (3%) e Itália (2,6%), bem como em toda a zona euro (2,2%) e na União Europeia (2,1%).

O aumento foi menos marcado no Reino Unido (1,3%) e nos Estados Unidos (0,5%). No Japão registou-se uma queda de 0,8%.

Em termos homólogos, a produção aumentou 4,5% na OCDE, com o Reino Unido (6,6%) e os Estados Unidos (4,9%) a contribuírem de forma particularmente forte.

O aumento foi menos intenso na União Europeia (3,9%) e na zona euro (3,7%), bem como no Japão (1,3%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB da OCDE supera nível pré-pandemia no 3.º trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião