“Se não conseguir uma maioria à direita, era bom o PS estar aberto a negociar”, diz Rio

  • ECO
  • 19 Novembro 2021

Rui Rio acredita estar à frente de Rangel, mas admite que não esperava tê-lo como adversário. Se vencer as eleições mas não conseguir uma maioria à direita, abre a porta a um bloco central.

O atual líder do PSD defende que, se se manter no cargo e não conseguir uma maioria à direita nas eleições de 30 de janeiro, “era bom o PS estar aberto a negociar”, em entrevista ao Público (acesso condicionado). Para Rui Rio, o que interessa é que “o PSD ganhe as eleições”, sendo que o social-democrata acredita que é a pessoa com mais hipóteses de ganhar eleições a António Costa. No entanto, se PSD não conseguir uma maioria, admite negociar com o PS, “mas não no sentido de ir para o Governo”.

“O bloco central são ministros do PS no meu Governo ou ministros do PSD no Governo PS”, esclarece Rio. Esta questão só se põe, contudo, se o atual líder vencer as diretas contra Paulo Rangel. Rui Rio mostra-se confiante de que está à frente do antigo eurodeputado “porque aqueles que votam a mando do aparelho são menos do que os que votam pela sua cabeça”.

Desta forma, confia que há militantes, de entre os cerca de 53% que podem votar, que poderão não seguir o voto definido pela distrital. Ainda assim, Rio admite que “não esperava ter Paulo Rangel como adversário”. O atual líder social-democrata crê que Rangel “terá pensado que as autárquicas iam correr mal” e, por isso, que a disputa “seria mais rapidamente contra Luís Montenegro, por exemplo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Se não conseguir uma maioria à direita, era bom o PS estar aberto a negociar”, diz Rio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião