Medway investe 93 milhões para comprar 16 locomotivas elétricas e 113 vagões

  • Lusa
  • 19 Novembro 2021

O material vai “reforçar a frota ibérica” e será “capaz de percorrer a rede ferroviária portuguesa e espanhola”, sublinha o diretor-geral da antiga CP Carga.

A Medway assinou esta sexta-feira com a Stadler e a Tatravagonka o contrato para a aquisição de 16 locomotivas elétricas e 113 novos vagões, num investimento de 93 milhões de euros.

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da antiga CP Carga, Bruno Silva – uma vez que o presidente, Carlos Vasconcelos, não pôde estar presente por se encontrar em isolamento –, que explicou que o material vai “reforçar a frota ibérica” e será “capaz de percorrer a rede ferroviária portuguesa e espanhola”.

A cerimónia de assinatura do contrato teve lugar esta manhã, em Lisboa, e contou com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado.

As novas locomotivas deverão ser entregues entre o final de 2023 e o primeiro semestre de 2024 e “serão elétricas bi-tensão, de última geração a nível de eficiência e com a maior capacidade de tração existente no mercado. As locomotivas serão também interoperáveis, ou seja, estão preparadas para circular em bitola (distância entre carris) europeia (também designada por bitola ‘standard’ ou bitola UIC), no futuro.

Segundo a empresa de transporte ferroviário de mercadorias, o novo material é “mais eficiente e menos poluente”, traduzindo o “compromisso da Medway no esforço de melhorar a sua atividade e eficiência”. Para a construção dos novos vagões, a Tatravagonka vai introduzir novas instalações de produção na parte ocidental da Eslováquia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Medway investe 93 milhões para comprar 16 locomotivas elétricas e 113 vagões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião