Primeira-ministra sueca demite-se 12 horas depois da nomeação

  • ECO
  • 24 Novembro 2021

Depois do parceiro de coligação, os Verdes, ter abandonado o governo, Magdalena Andersson demitiu-se poucas horas após ter sido nomeada.

A primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, demitiu-se esta quarta-feira, 12 horas depois de assumir o cargo, uma vez que o parceiro de coligação, os Verdes, abandonou o governo e o orçamento não passou no parlamento, avança a Reuters (acesso pago).

“Pedi ao orador para ser dispensada das minhas funções como primeira-ministra”, disse Andersson numa conferência de imprensa. “Estou pronta para ser primeira-ministra num governo de partido único, social-democrata”.

O Partido os Verdes disseram que iriam apoiar Magdalena Andersson em qualquer nova votação de confirmação no Parlamento, enquanto o Partido do Centro prometeu abster-se. O Partido de Esquerda também disse que iria apoiar Magdalena Andersson.

“Embora estes partidos não tenham conseguido chegar a acordo sobre um orçamento, estão unidos no objetivo de impedir que os democratas suecos, um partido populista e anti-imigração, tenham um papel no governo”, destaca Magdalena Andersson.

A líder dos social-democratas suecos, Magdalena Andersson, foi eleita esta quarta-feira primeira-ministra pelo parlamento de Estocolmo, tornando-se na primeira mulher a governar a Suécia, após difíceis negociações políticas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeira-ministra sueca demite-se 12 horas depois da nomeação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião