Deputados aprovam conta-corrente entre os contribuintes e o Fisco

Com a Assembleia da República na iminência de ser dissolvida, os deputados deram "luz verde" à criação de uma conta-corrente entre os contribuintes e a Autoridade Tributária.

A Assembleia da República aprovou, esta sexta-feira, a criação de uma conta-corrente entre os contribuintes e a Autoridade Tributária. O diploma mereceu, na votação final global, o “sim” de todos os grupos parlamentares, tal como já tinha acontecido na votação na especialidade.

O objetivo desta medida é permitir que os contribuintes que tenham, simultaneamente, dívidas fiscais (por exemplo, no que diz respeito à entrega das retenções na fonte de IRS) e créditos tributários possam pedir a compensação entre esses valores.

Esse acerto terá de ser pedido pelo próprio contribuinte num requerimento eletrónico dirigido ao dirigente máximo da Autoridade Tributária, que terá dez dias para responder. Ainda assim, o Fisco poderá reverter o processo, durante um ano.

O diploma agora aprovado — que deverá entrar em vigor a 1 de julho do próximo ano — ressalva, por outro lado, que “não são devidos juros de mora desde o pedido de compensação até à decisão da Autoridade Tributária e Aduaneira”.

O texto final que foi votado esta sexta-feira teve por base um projeto de lei do CDS-PP e resultou de um acordo entre esse partido e o PS. Esta não foi, de resto, a primeira vez que os centristas tentaram criar esta conta-corrente entre os contribuintes e o Fisco. A deputada Cecília Meireles lamentou, contudo, que não tenha sido possível alargar este modelo também à Segurança Social.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deputados aprovam conta-corrente entre os contribuintes e o Fisco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião