Comissão Europeia vai propor travão a voos com origem na África Austral devido à nova variante do coronavírus

  • Joana Abrantes Gomes
  • 26 Novembro 2021

A Comissão Europeia vai propor a suspensão dos voos provenientes da África Austral, por causa da nova variante do coronavírus designada de B.1.1.529, cujos primeiros casos foram detetados no Botswana.

A Comissão Europeia vai propor a suspensão de viagens aéreas provenientes dos países da África Austral, devido a uma nova variante do coronavírus detetada no Botswana, que está a causar preocupação na comunidade científica e tem levado a um aumento dos casos em África do Sul. O anúncio foi feito pela presidente, Ursula von der Leyen, no Twitter.

“A Comissão Europeia irá propor, em estreita coordenação com os Estados-membros, ativar o travão de emergência para interromper as viagens aéreas da região da África Austral devido à preocupação com a variante B.1.1.529″, escreveu Von der Leyen.

Segundo algumas fontes, a B.1.1.529 foi identificada por um grupo de cientistas em África do Sul. Um deles disse tratar-se de uma nova variante com mutações que marcam “um grande salto na evolução” normal do vírus, sendo que um porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou esta sexta-feira que já foram reportadas mais de 100 sequências da B.1.1.529.

Devido à preocupação provocada pela nova variante, Reino Unido, Israel e Singapura já anunciaram o encerramento das suas fronteiras a viajantes vindos da África do Sul e de países vizinhos.

Itália anunciou a proibição de entrada de pessoas que visitaram estados da África Austral, incluindo Moçambique, África do Sul e Zimbabué, nos últimos 14 dias, enquanto o Governo da República Checa optou por proibir a entrada no país, a partir de domingo, a cidadãos de países terceiros que tenham passado mais de 12 horas nas últimas duas semanas num dos países da sua “lista vermelha”.

(Notícia atualizada às 9h38)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Europeia vai propor travão a voos com origem na África Austral devido à nova variante do coronavírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião