Governo aprova 5,5 milhões de euros para comprar 170 carros elétricos
A primeira fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública contempla financiamento da aquisição de 170 veículos em regime de aluguer operacional de veículos.
O Governo aprovou hoje, por diploma, a compra de 170 carros elétricos por 5,5 milhões de euros, arrancando com a primeira fase do programa de mobilidade elétrica na Administração Pública (Eco.mob), depois de concluída a fase piloto.
“Pretende-se agora dar início à primeira fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública”, afirmam os ministérios do Ambiente e das Finanças, na portaria hoje publicada em Diário da República, a qual contempla financiamento da aquisição de 170 veículos em regime de aluguer operacional de veículos (AOV) durante um período de quatro anos e o financiamento de pontos de carregamento.
Os 170 novos automóveis do Parque de Veículos Estado (PVE) vão substituir veículos com mais de 10 anos, pretendendo o Governo uma melhoria do desempenho ambiental e a descarbonização dos veículos daquele parque, e ainda promover a mobilidade elétrica e reduzir custos operacionais.
Os ministérios estimam, com estes 170 novos veículos, poupar 1,3 milhões de euros só em custos de combustível.
O Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica pretende financiar 1200 veículos elétricos, num total de 23,34 milhões de euros, sendo a principal fonte de financiamento o Fundo Ambiental (FA), que transitou do extinto Fundo Português de Carbono (FPC).
O programa desenvolve-se de forma faseada, com uma fase piloto com 30 veículos em regime de aluguer operacional de veículos: 30 VE Peugeot iOn para 12 entidades do Ministério das Finanças (MF) e do Ministério do Ambiente e 25 pontos de carregamento e a respetiva operação, bem como o acompanhamento e monitorização do programa durante a sua execução.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo aprova 5,5 milhões de euros para comprar 170 carros elétricos
{{ noCommentsLabel }}