5 coisas que vão marcar o dia

Serão conhecidos dados relevantes sobre o desemprego na União Europeia, bem como sobre a dívida pública em Portugal.

Serão conhecidos dados relevantes sobre o desemprego na União Europeia, bem como sobre a dívida pública em Portugal. O dia será também marcado por algumas reuniões ministeriais onde a energia e os combustíveis vão assumir o lugar de destaque, nomeadamente no encontro dos ministros do grupo OPEP+ e ainda dos ministros da União Europeia responsáveis pelos Transportes, Telecomunicações e Energia.

Como evoluiu o desemprego?

O Eurostat divulga esta quarta-feira os dados relativos à taxa de desemprego nos Estados-membros durante o mês de outubro deste ano. Em setembro, o desemprego recuou na União Europeia e na Zona Euro, tanto face ao mês anterior como ao período homólogo, para 6,7% e 7,4%, respetivamente.

Ministros da OPEP+ reúnem

Ocorre esta quinta-feira a 23.ª Conferência de Ministros do Grupo OPEP+, que é composto por 13 Estados-membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e dez parceiros não-OPEP. No início de novembro, a OPEP e os aliados concordaram em manter o ritmo de aumento de produção em 400 mil barris por dia até dezembro, rejeitando os pedidos dos EUA para acelerar a produção e assim aliviar os preços do petróleo.

Banco de Portugal divulga dados da dívida

O Banco de Portugal publica uma série de indicadores económicos esta quinta-feira, nomeadamente referentes ao endividamento do setor não financeiro e a dívida das Administrações Públicas durante o mês de outubro de 2021. Além disso, serão também conhecidos dados sobre as taxas de juro de novas operações de empréstimos e depósitos e sobre a dívida pública.

Ministros da UE discutem o aumento dos preços da energia

Arranca esta quinta-feira a reunião dos ministros dos Estados-membros da União Europeia responsáveis pelos Transportes, Telecomunicações e Energia. O dia será dedicado às questões de Energia, sendo que estará em cima da mesa o aumento dos preços da energia, bem como os progressos alcançados em relação às propostas que visam alterar as diretivas sobre energias renováveis e eficiência energética que fazem parte do pacote Objetivo 55.

Governo visita feira de serviços para a indústria em dia de dados

O primeiro-ministro, António Costa, e ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, visitam a Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria, que conta com a participação de mais de 360 expositores de vários países. Esta quinta-feira serão também conhecidos dados do Eurostat sobre os preços na produção industrial em outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião