Regulador britânico autoriza novo medicamento da GlaxoSmithKline para a Covid-19

  • Lusa
  • 2 Dezembro 2021

O tratamento à base de anticorpos monoclonais de longa ação permite, graças a uma única dose, reduzir em 79% o risco de hospitalização e morte em adultos com alto risco de apresentar sintomas.

A Agência Britânica de Medicamentos (MHRA) autorizou o anticorpo monoclonal do laboratório britânico GlaxoSmithKline contra o coronavírus, anunciou o regulador, sublinhando que o tratamento permaneceu ativo contra a nova variante Ómicron.

O medicamento demonstrou ser “seguro e eficaz na redução do risco de hospitalização e morte em pessoas com infeção leve a moderada por Covid-19 e com um risco aumentado de desenvolver uma forma grave da doença”, refere o regulador britânico em comunicado.

Desenvolvido em parceria com o laboratório californiano Vir Biotechnology, o tratamento à base de anticorpos monoclonais de longa ação permite, graças a uma única dose, reduzir em 79% o risco de hospitalização e morte em adultos com alto risco de apresentar sintomas, explica.

A GSK, por sua vez, garantiu que o seu tratamento experimental permanece ativo “contra as principais mutações da nova variante Ómicron”, de acordo com dados pré-clínicos.

“Até o momento, o sotrovimab mostrou que permanece ativo contra todas as variantes de preocupação e de interesse definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, afirmou.

O medicamento foi classificado no final de junho pela Comissão Europeia como um dos cinco tratamentos mais promissores para Covid-19.

O sotrovimab é o segundo tratamento contra o coronavírus aprovado em um mês pelo Reino Unido, depois do molnupiravir, o comprimido anti-Covid do laboratório americano Merck, autorizado no início de novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador britânico autoriza novo medicamento da GlaxoSmithKline para a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião