Derby lisboeta: Benfica mais valioso que os campeões nacionais

No primeiro derby entre Benfica-Sporting, marcado para esta sexta-feira às 21h15, o ECO foi descobrir qual das duas equipas tem maior valor de mercado.

Benfica e Sporting defrontam-se esta sexta-feira pela primeira vez nesta época desportiva, a contar para a 13ª jornada da Liga Bwin, num duelo para conquistar três pontos preciosos para manter os lugares cimeiros no campeonato. O Sporting está à frente do Benfica — separa-os um ponto na tabela classificativa –, mas a equipa encarnada é a mais valiosa, de acordo o site Transfermarkt. Separa-os 82,8 milhões de euros.

Os três primeiros classificados estão separados apenas por apenas um ponto de diferença na tabela classificativa – os ‘leões’ partilham a liderança com o FC Porto com 32 pontos conquistados, mais um que os ‘encarnados’.

Mas, numa perspetiva mais económica do duelo e focando no valor dos plantéis de ambas as equipas, o emblema das ‘águias’ vai entrar em campo em vantagem perante o seu rival da segunda circular. De acordo com o site especializado Transfermarkt, o Benfica tem o plantel mais caro com um valor estimado a rondar os 281 milhões de euros — sendo que Rafa Silva é o jogador mais valioso da equipa com um valor de mercado de 24 milhões de euros — versus os 198,2 milhões de euros do Sporting.

Do lado do clube verde e branco, os jogadores ao dispor do treinador Rúben Amorim, apesar de serem os atuais detentores do título de campeão nacional, estão avaliados em 198,2 milhões de euros, ou seja, menos 82,8 milhões que os ‘encarnados’, que terminaram a temporada anterior no terceiro lugar da Liga. O atleta que mais contribuiu para o valor global do plantel foi o médio Pedro Gonçalves, com uma avaliação no mercado de 25 milhões de euros.

Derby lisboeta com sabor agridoce

O duelo entre Benfica e Sporting acontece numa altura em que a pandemia de Covid-19 volta a trazer novos constrangimentos, com impacto no acesso aos eventos desportivos. Com o aumento de casos verificado nas últimas semanas, o governo de António Costa decidiu impor a obrigatoriedade de apresentar um teste negativo, para além do certificado de vacinação, para aceder a recintos desportivos. Uma medida que poderá afastar inúmeros adeptos de uma ida ao estádio.

Mesmo com medidas de contenção, o vírus acabou por chegar ao mundo do futebol. Depois dos recentes surtos na Belenenses SAD e Tondela, o Sporting também foi afetado e viu Sebastián Coates testar positivo para o novo coronavírus, falhando assim o derby da capital. Quanto aos restantes jogadores de ambos plantéis, foram testados mais que uma vez e apenas o internacional uruguaio ficou infetado.

O central não será a única ausência do Sporting para o encontro, Jovane Cabral e João Palhinha também vão falhar esta jornada por lesão. No caso do Benfica, a única baixa é Lucas Veríssimo devido a uma entorse grave do joelho direito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Derby lisboeta: Benfica mais valioso que os campeões nacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião