Arábia Saudita diz que OMT é “fraca” e pede novo plano para reforçar o turismo

  • Lusa
  • 5 Dezembro 2021

Arábia Saudita vai liderar com Espanha grupo de trabalho da Organização Mundial do Turismo (OMT). Diz que organização é "fraca" e pede "plano claro" para ajudar na recuperação do turismo.

A Arábia Saudita, que com Espanha vai liderar um grupo de trabalho da Organização Mundial do Turismo (OMT), defendeu este domingo que esta organização é “fraca” e precisa de um plano para ser mais forte, resiliente e sustentável.

O ministro saudita do Turismo, Ahmed Al Khateeb, em entrevista à agência de notícias espanhola Efe, defendeu que a OMT “não é forte, não é como a Unesco”, outra das agências especializadas das Nações Unidas. “Se quisermos que o seja, sem um plano claro, não vamos conseguir”, defendeu.

O governante lembrou que o transporte aéreo e a hotelaria, do setor do turismo, foram em todo o mundo os mais afetados pela pandemia, defendendo haver necessidade de uma organização forte para liderar uma recuperação.

Fortalecer a organização vai exigir, segundo o ministro, uma grande coordenação e cooperação internacional que “esteve ausente durante grande parte dos últimos dois anos”, e tornar mais eficientes e transparentes os métodos de trabalho para garantir benefícios reais e mensuráveis ​aos Estados-membros.

Ahmed Al Khateeb disse que foi a iniciativa saudita de traçar um plano de fortalecimento da organização que levou Estados-membros a solicitar a transferência da sede da OMT de Madrid para Riad, capital da Arábia Saudita, e que se se reuniu nos últimos oito meses com os homólogos de mais de 100 países.

Mas a ideia da mudança da sede não partiu do governo saudita, garantiu, mas dos países que entenderam que tê-la em Riad facilitaria a supervisão do desenvolvimento do plano em causa. Quando o governo espanhol rejeitou a proposta de transferência da sede, os dois países concordaram em trabalhar juntos na proposta saudita, para apresentá-la à assembleia geral, que acaba de aprová-la.

O grupo, no qual todas as regiões estarão representadas, desenvolverá a estratégia da OMT para os próximos quatro anos, que apresentará ao seu conselho executivo dentro de três meses após o início dos trabalhos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arábia Saudita diz que OMT é “fraca” e pede novo plano para reforçar o turismo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião