Bacias do Barlavento e Lima com menos de 20% da capacidade

  • Lusa
  • 6 Dezembro 2021

As bacias do Barlavento (com 13,9%) e do Lima (com 16,7%) são as que apresentavam no final de novembro a menor quantidade de água armazenada.

As bacias do Barlavento (com 13,9%) e do Lima (com 16,7%) são as que apresentavam no final de novembro a menor quantidade de água armazenada, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

De acordo com os dados, com menor disponibilidade de água estavam também no final de novembro as bacias do Ave (26,4%), Sado (39,6%), Cávado (48,4%) e Mira (41,9%). Já as bacias do Guadiana (75,4%), Mondego (64,1%), Oeste (62,8%), Douro (62,7%), Tejo (57,9%) e Arade (55%) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de novembro.

Quinze das 60 albufeiras monitorizadas tinham, no final de novembro, disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total, enquanto seis apresentavam valores superiores a 80%, segundo o SNIRH.

No último dia do mês de novembro e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em uma bacia hidrográfica e uma descida em 11.

Os armazenamentos de novembro de 2021 por bacia hidrográfica apresentam-se inferiores às médias de armazenamento de novembro (1990/91 a 2020/21), exceto para as bacias do Douro, Ribeiras do Oeste, Guadiana e Arade. A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bacias do Barlavento e Lima com menos de 20% da capacidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião