DGS aprova vacinação contra a Covid-19 das crianças dos 5 aos 11 anos

A Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC) deu parecer favorável à vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos, anunciou esta terça-feira a DGS.

A Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC) deu parecer positivo à vacinação de crianças dos 5 aos 11 anos, anunciou esta terça-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS). Há 300 mil doses pediátricas da vacina da Pfizer/BioNTech que chegarão a 13 de dezembro e o Governo garante estar pronto para avançar com o processo, cujo objetivo é vacinar “rapidamente”.

“A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda a vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos, com prioridade para as crianças com doenças consideradas de risco para COVID-19 grave“, lê-se no comunicado divulgado esta terça-feira, onde se anuncia também que “a vacina a utilizar será a Comirnaty® [BioNTech/Pfizer], que tem parecer positivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para a formulação pediátrica, à data”.

Os membros da CTVC estiveram reunidos durante o fim de semana para discutir a recomendação da vacina e analisar documentos publicados nos últimos dias. Entre eles, consta o relatório favorável do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla em inglês), seguindo a autorização da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), ainda que a decisão final seja deixada à consideração de cada Estado-membro da União Europeia.

No documento publicado a 1 de dezembro, o ECDC conclui que “as crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos que correm risco grave de Covid-19 devem ser consideradas um grupo prioritário para a vacinação, tal como em outros grupos etários”.

No comunicado agora divulgado pela DGS, a autoridade de saúde diz que esta “recomendação surge na sequência da posição da Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 (CTVC), que considerou, com base nos dados disponíveis, que a avaliação risco-benefício, numa perspetiva individual e de saúde pública, é favorável à vacinação das crianças desta faixa etária“. No final de novembro, o Expresso dava conta que os 10 pediatras, cardio­logistas, enfermeiros e representantes do setor da saúde do grupo de trabalho defendiam que a vacinação deveria ser limitada às crianças com maior risco.

A Direção-Geral da Saúde contextualiza a decisão também com o recente aumento de novos casos nesta faixa etária e acrescenta que, apesar de geralmente a doença ser ligeira, “existem formas graves de COVID-19 em crianças“. “O risco de hospitalização é maior em crianças com doenças de risco, contudo, muitos dos internamentos ocorrem em crianças sem doenças de risco”, assinala a entidade liderada por Graça Freitas.

No comunicado deixa-se em aberto a hipótese de a recomendação agora divulgada ser alterada “sempre que se justifique, nomeadamente, caso venham a ser conhecidos mais dados sobre novas variantes”. “A CTVC acrescenta que se deve manter o acompanhamento da situação epidemiológica, da evidência científica e de recomendações dos Estados membros”, nota.

A 13 de dezembro vão chegar as primeiras 300 mil vacinas contra a Covid-19 para crianças dos 5 aos 11 anos da BioNTech/Pfizer e em janeiro chegarão mais 400 mil vacinas, o que segundo o secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales, será suficiente para vacinar esta faixa etária. Cada dose terá 10 microgramas, cerca de um terço da dose de um adulto.

(Notícia atualizada às 16h08 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DGS aprova vacinação contra a Covid-19 das crianças dos 5 aos 11 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião