Hot Topics 2022 #2: Direito do Trabalho

  • ECO
  • 22 Dezembro 2021

Ouça o episódio #2 do podcast Hot Topics 2022, com Patrícia Perestrelo, sócia contratada da Abreu Advogados e co-coordenadora da equipa de Direito do Trabalho e Emprego.

Neste segundo episódio do podcast Hot Topics 2022, uma iniciativa da Abreu Advogados em parceria com o ECO, é dedicado ao Direito do Trabalho, em especial o novo Código do Trabalho, publicado em Diário da República no dia 6 de dezembro.

O que é o dever de abstenção de contactos? A que situações se aplica o conceito de “situações de força maior”? Como é que será feito o controlo do cumprimento do dever? Estas foram algumas das questões respondidas pela sócia contratada da Abreu, Patrícia Perestrelo.

Os custos com o teletrabalho: Quem suporta o quê? Quem tem a obrigação e demonstrar as despesas? Quais as maiores dificuldades em relação a este ponto? Que tipo de despesas estão contempladas? foram outros temas debatidos.

A sócia da Abreu falou ainda da falta de previsão de situações flexíveis de um misto de trabalho presencial com trabalho remoto e da questão de reversibilidade do regime (i.e., a possibilidade de qualquer das partes poder por termo ao regime e a dificuldade de conjugar com situações de contratação ab initio em teletrabalho por falta de instalações da empresa).

Patrícia Perestrelo é sócia contratada da Abreu Advogados e centra a sua prática no Direito do Trabalho em Portugal. É também co-coordenadora da equipa de Direito do Trabalho e Emprego e atua no setor de Clientes Privados & Empresas Familiares. Tem intervenção em inúmeros processos de due diligence, ao nível do aconselhamento de empresas multinacionais em questões de equity awards e conduz vários processos de pré-contencioso e de contencioso laboral. Patrícia Perestrelo é sócia contratada desde 2018.

Acompanhe mais sobre as alterações ao Código do Trabalho, já aprovado e que entra em vigor em 2022, no episódio #2 do podcast Hot Topics 2022.

Hot Topics 2022 #2

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

O podcast Hot Topics 2022 é uma iniciativa da Abreu Advogados, em parceria com o ECO, e pretende dar uma perspetiva do próximo ano em diferentes áreas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hot Topics 2022 #2: Direito do Trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião