Van Dunem admite que chegou a pedir demissão a António Costa

  • ECO
  • 9 Dezembro 2021

A ministra da Justiça e da Administração Interna colocou o seu lugar à disposição na altura da polémica em torno da nomeação do procurador europeu, demissão que não foi aceite pelo primeiro-ministro.

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, que também tutela a Administração Interna desde a saída de Eduardo Cabrita, revelou esta quarta-feira que chegou a pedir a demissão do cargo ao primeiro-ministro, na sequência da polémica em torno da nomeação do procurador europeu.

No programa Grande Entrevista, da RTP1, a governante asseverou que vai mesmo abandonar a vida política após as eleições legislativas de 30 de janeiro, algo que já queria ter feito antes, no fim da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, algo que não foi aceite por António Costa: “Na polémica em torno da nomeação do procurador europeu, nesse momento coloquei [o lugar à disposição]. Entendi que essa circunstância podia afetar negativamente a imagem do Governo”, revelou.

Sobre o pacote de medidas anticorrupção, aprovado pelo Parlamento no mês passado, Van Dunem lamenta que tenham ficado de fora os acordos sobre a pena a aplicar a quem admite os crimes, o que considerava essencial. “Comparamo-nos com outros países que têm sistemas de Justiça diferentes do nosso, mas depois recusamo-nos internamente a adotar um conjunto de medidas que cabem perfeitamente no nosso quadro constitucional e que facilitariam e promoveriam, de facto, maior celeridade ao nível dos julgamentos e da resposta penal no seu conjunto”, apontou, acrescentando que mais importante do que a repressão é prevenir o fenómeno da corrupção, que considera cultural.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Van Dunem admite que chegou a pedir demissão a António Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião