Nas notícias lá fora: Amazon, Renfe e Ómicron

A Amazon foi multada pela autoridade da concorrência italiana por alegado abuso de posição dominante do mercado. As queixas contra a Renfe por supressão de comboios dispararam mais de 400% desde 2018.

A autoridade da concorrência de Itália aplicou uma multa de 1,13 mil milhões de euros à Amazon por abuso de posição dominante. As queixas contra a espanhola Renfe subiram mais de 400% desde 2018. Na Covid-19, destaca-se um estudo que aponta que a variante Ómicron é 4,2 vezes mais transmissível do que a Delta. Conheça estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional esta quinta-feira.

Reuters

Amazon multada em 1,13 mil milhões de euros em Itália

A autoridade da concorrência de Itália disse esta quinta-feira que multou a Amazon em 1,13 mil milhões de euros por abuso de posição dominante, alegando que a empresa prejudicou os operadores concorrentes no mercado de logística do comércio eletrónico. Além disso, o regulador italiano vai impor à Amazon um conjunto de medidas corretivas.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso pago/conteúdo em inglês).

El Confidencial

Disparam queixas contra a Renfe por supressão de comboios

As queixas de passageiros contra a Renfe (equivalente à CP em Espanha), referentes à supressão de comboios, dispararam nos últimos anos. O rácio de reclamações por passageiro aumentou mais de 400% desde 2018, ano em que o Executivo liderado por Pedro Sánchez mudou a liderança do operador ferroviário estatal.

Leia a notícia completa no El Confidencial (acesso pago/conteúdo em espanhol).

Bloomberg

Ómicron pode ser quatro vezes mais transmissível do que a Delta

A variante Ómicron é 4,2 vezes mais transmissível na sua fase inicial do que a variante Delta, de acordo com um estudo preliminar do cientista japonês Hiroshi Nishiura, que analisou dados do genoma de sul-africanos da província de Gauteng. A Ómicron “escapa mais à imunidade construída naturalmente e através das vacinas”, concluiu Nishiura nas suas descobertas, que foram apresentadas numa reunião do painel consultivo do Ministério da Saúde do Japão na quarta-feira. O estudo ainda não foi revisto de forma independente.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago/conteúdo em inglês).

El Economista

Seguradoras espanholas vão pagar mais por mortes na estrada

O Governo espanhol pretende começar o próximo ano com um sistema atualizado de avaliação de lesões corporais por acidentes na estrada. Esta atualização vai provocar um aumento substancial das indemnizações por danos corporais a serem pagas pelas seguradoras. Em causa está um aumento médio de cerca de 8,8% nas indemnizações por perda de rendimentos no caso de morte por acidente de viação, o que equivale a compensar a família da vítima pelo salário e benefícios económicos que obteria se a pessoa acidentada não tivesse perdido a vida no acidente. O Executivo pretende que esta lei entre em vigor já no dia 1 de janeiro de 2022.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol).

TechCrunch

Twitter está a testar funcionalidades parecidas às do TikTok

O Twitter anunciou na quarta-feira que está a testar uma funcionalidade que transformaria a a aba “Explorar” numa espécie de TikTok. A funcionalidade está a ser testada quer no sistema Android, quer no iOS, com utilizadores de determinados países que usam a rede social em inglês. “Estamos a testar uma página de exploração renovada e mais personalizada para facilitar o acesso, encontrar novos interesses e ver o que está a acontecer”, disse um porta-voz do Twitter ao site especializado TechCrunch.

Leia a notícia completa no TechCrunch (acesso livre/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Amazon, Renfe e Ómicron

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião