Separação de refugiados leva ex-ministra dinamarquesa a 60 dias de prisão

  • ECO
  • 13 Dezembro 2021

Por ter forçado a separação de casais refugiados requerentes de asilo, Inger Stojberg foi condenada a 60 dias de prisãon efetiva.

A ex-ministra dinamarquesa Inger Stojberg foi condenada esta segunda-feira a 60 dias de prisão efetiva por violar “intencionalmente” a lei da Responsabilidade Ministerial ao forçar a separação de casais refugiados requerentes de asilo.

Segundo avança o Financial Times (acesso pago), Inger Stojberg — que foi responsável pelas pastas da Imigração e da Integração, entre 2015 e 2019 — implementou das políticas mais duras no que diz respeito aos imigrantes, entre as quais consta a referida medida de separação de casais, alguns deles menores, requerentes de asilo, mas também a confiscação de bens aos migrantes. De notar também que esta ex-ministra chegou mesmo a “comemorar” o lançamento da sua 50.º restrição à imigração com um bolo, gerando polémica, lembra o mesmo jornal.

O processo de destituição de Inger Stojberg é o primeiro em mais de três décadas na Dinamarca. Além dos 60 dias de prisão agora decididos pelo Tribunal de Destituição da Dinamarca, a ex-ministra corre o risco de ser expulsa do Parlamento, órgão no qual tem assento há mais de década e meia.

Caberá aos deputados decidir que castigo aplicar, determinado a Constituição dinamarquesa que os deputados não podem ser “indignos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Separação de refugiados leva ex-ministra dinamarquesa a 60 dias de prisão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião