Nove meses depois das eleições, quatro partidos formam governo na Holanda

  • ECO
  • 13 Dezembro 2021

A coligação será constituída pelos quatro partidos que estão no poder desde 2017. Os grupos parlamentares deverão aprovar o acordo esta quarta-feira.

Nove meses depois das eleições gerais de março, os partidos políticos holandeses anunciaram esta segunda-feira que chegaram a um acordo com o primeiro-ministro Mark Rutte para formar Governo, avança a Reuters.

A coligação será constituída pelos quatro partidos que estão no poder desde 2017. As conversações arrastaram-se durante um período recorde de 271 dias e foi a mais longa negociação na história política holandesa.

As eleições foram ganhas pelo partido conservador VVD liderado por Rutte, primeiro-ministro desde 2010, e que é agora o líder do governo mais antigo ao serviço da UE, juntamente com o húngaro Viktor Órban.

Mas com apenas 22% dos votos, Rutte precisa do apoio do D66, dos democratas cristãos CDA e da União Cristã ortodoxa (CU) para assegurar uma maioria no parlamento.

Espera-se que o pacto governamental seja apresentado em detalhe na quarta-feira, sendo que o Governo liderado por Rutt deverá começar em funções no início do próximo ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nove meses depois das eleições, quatro partidos formam governo na Holanda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião