AHRESP pede mais celeridade no diálogo entre empresas e Segurança Social

AHRESP pediu rapidez no contacto entre empresas e Segurança Social, depois de problemas sobre dívidas ficarem sem resposta e a resolução demorar meses. Problema compromete acesso a apoios.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apelou esta quarta-feira a uma maior “eficiência e celeridade” no diálogo entre empresas e Segurança Social, falando de sucessivos relatos de empresas com dificuldades neste contacto, informou a organização num comunicado divulgado esta quarta-feira.

Em causa estão dívidas para com a Segurança Social, sobre as quais a AHRESP refere continuar a receber relatos em como estas “vão surgindo” nas contas das empresas, “muitas vezes referentes a períodos anteriores a um ano”.

A associação acrescenta que “as empresas não conseguem obter respostas da Segurança Social em tempo útil”, nem identificar de forma clara a origem das dívidas e as opções disponíveis à sua regularização.

Em função dos atrasos neste diálogo, podendo “a resolução destas pendências tardar vários meses”, os empresários ficam impedidos de obter certidões de ausência de dívida e, subsequentemente, de receber apoios e financiamentos relacionados com a Covid-19.

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