Preço grossista da eletricidade passa pela primeira vez os 300 euros por MWh

O preço médio do MWh vai atingir no mercado grossista, na quinta-feira, mais de 300 euros. Nunca tinha acontecido. A subida é explicada pelo encarecimento do gás e das licenças de CO2.

O preço médio da eletricidade no mercado grossista ibérico vai atingir um novo recorde. Na próxima quinta-feira, 16 de dezembro, ascenderá a 302,48 euros por megawatt hora (MWh). O recorde anterior foi atingido esta quarta-feira, em que o preço da eletricidade no mercado grossista ibérico chegou à marca de 291,73 euros por MWh, em média.

De acordo com o operador da plataforma de contratação diária do mercado ibérico de eletricidade (OMIE), os preços na quinta-feira vão oscilar entre um máximo de 345 euros por MWh e mínimo de 251 euros MWh, um desempenho explicado pelo contínuo aumento dos preços do gás, mas também das licenças para a emissão de dióxido de carbono.

Já esta semana, na Europa e no Reino Unido, os preços do gás atingiram novos recordes: os preços para o gás a ser negociado já para janeiro atingiram os 120,25 euros por MWh, depois de terem fechado nos 116 euros por MWh na segunda-feira, segundo o Financial Times.

Desde o início do mês, os preços do gás na Europa já aumentaram cerca de 30%, ultrapassando os recordes de outubro. Neste momento, as reservas de gás europeias estão abaixo dos 70%, um número nada confortável para enfrentar o inverno.

Quanto às licenças de emissão, o valor de referência do carbono no bloco comunitário chegou a atingir máximos históricos acima dos 90 euros por tonelada. O preço do carbono na União Europeia poderá atingir os 100 euros por tonelada até final do ano, preveem os analistas, e isto depois de um disparo de 50% desde o início de novembro para níveis recorde à boleia do aumento do preço do gás.

Os operadores de mercado e analistas acreditam que o preço poderá subir mesmo para os 100 euros, perante o aumento do preço do gás e com o fim de contratos de opções, fatores que podem encorajar um maior uso de centrais de carvão, que precisam comprar mais licenças de carbono por conta das suas emissões mais altas

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço grossista da eletricidade passa pela primeira vez os 300 euros por MWh

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião