Previsões do BdP mostram que eleições antecipadas não põem em causa confiança na economia, diz Leão

  • Lusa
  • 17 Dezembro 2021

A "situação política de eleições antecipadas não colocou nem coloca em causa a confiança" na economia portuguesa, diz o ministro das Finanças.

O ministro das Finanças, João Leão, considerou que as previsões macroeconómicas do Banco de Portugal (BdP), mais otimistas que as do Governo para 2022, confirmam que a atual situação política não coloca em causa a confiança das instituições.

“Estas previsões, tal como tenho referido, confirmam que a atual situação política de eleições antecipadas não colocou nem coloca em causa a confiança das diversas instituições no desempenho da economia portuguesa”, disse João Leão em resposta a um pedido de reação da Lusa às projeções do BdP, divulgadas esta sexta-feira.

Na conferência de imprensa de apresentação do Boletim Económico de dezembro, que se realizou esta sexta-feira no Museu do Dinheiro, em Lisboa, o governador do BdP, Mário Centeno, disse que “não há nenhum risco político identificado” nas previsões. O BdP previu um crescimento de 5,8% da economia em 2022, igualando as previsões mais otimistas, mantendo ainda a previsão de 4,8% para este ano.

As previsões agora divulgadas pelo BdP para 2022 igualam as mais otimistas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que também aponta para um crescimento económico de 5,8%, e superam as do Governo, que espera 5,5%.

“Mais uma vez verifica-se que as estimativas mais recentes, tanto nacionais como internacionais, superam as previsões oficiais do Governo”, salientou o ministro de Estado e das Finanças à Lusa, apontando também que o BdP “prevê um crescimento perto de 17% até 2024”.

Para João Leão, “o país tem feito um caminho sólido e sustentado e assim continuará a ser”. E os dados do BdP “apenas vêm reforçar a nossa confiança no futuro”, acrescentou.

“Apesar de alguma incerteza associada à evolução da pandemia, estamos certos de que se trata de riscos transitórios, que não impedirão a recuperação plena da economia portuguesa”, referiu o ministro à Lusa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Previsões do BdP mostram que eleições antecipadas não põem em causa confiança na economia, diz Leão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião