Covid pressiona hospitais e tem elevado impacto na mortalidade, avisa DGS

O número de casos de Covid-19 internados em Unidades de Cuidados Intensivos corresponde a uma ocupação de 62% e a taxa de mortalidade apresenta uma tendência crescente.

A taxa de mortalidade, o número de novos casos de Covid-19 e os doentes internados em Cuidados Intensivos apresentam uma tendência crescente em Portugal, revela o relatório de Monitorização das Linhas Vermelhas divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

“O número de casos de Covid-19 internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) no continente revelou uma tendência crescente, correspondendo a 62% (na semana anterior foi de 56%) do valor crítico definido de 255 camas ocupadas”, lê-se no documento.

O grupo etário com maior número de casos de Covid-19 internados em UCI é o dos 60 aos 79 anos, no qual se observa uma tendência crescente a partir das primeiras semanas de outubro. Nas últimas semanas, o grupo etário dos 40-59 anos apresenta também tendência crescente.

À semelhança dos internamentos em UCI, a mortalidade por Covid-19 (23,6 óbitos em 14 dias por 1.000.000 habitantes) apresenta uma tendência crescente.

Embora a Delta seja, neste momento, a variante mais predominante em Portugal, o relatório indica que a nova variante Ómicron tem uma prevalência de 21%, mas pode ultrapassar os 50% na próxima semana.

A nível de incidência, o relatório demonstra que a 15 de dezembro de 2021, a incidência cumulativa a 14 dias foi de 547 casos por 100 mil habitantes em Portugal, indicando uma intensidade muito elevada e com tendência crescente.

Fonte: DGSDGS

Também o índice de transmissibilidade (Rt) apresenta, neste momento, um “valor igual ou superior a 1, (…) com tendência crescente da incidência de infeções (…) em todas as regiões”. A manter-se este cenário “estima-se que o limiar de 960 casos em 14 dias por 100 mil habitantes possa ser ultrapassado entre 31 e 60 dias”.

(Notícia atualizada às 20h21 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid pressiona hospitais e tem elevado impacto na mortalidade, avisa DGS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião