70 mil crianças entre os 9 e os 11 anos já agendaram vacina contra a Covid

Cerca de 70 mil crianças entre os 9 e os 11 anos as estão inscritas para serem vacinadas contra a Covid-19 no próximo fim de semana, revelou António Costa.

Cerca de 70 mil crianças entre os 9 e os 11 anos já estão inscritas para serem vacinadas contra a Covid-19 no próximo fim de semana, revelou António Costa.

“Até ontem à noite [16 de dezembro] estavam inscritas 70 mil crianças no escalão dos 9, 10 e 11 anos. É muito bom”, afirmou esta sexta-feira o primeiro-ministro, no programa “Praça da Alegria”, da RTP1.

A campanha de vacinação contra a Covid das crianças entre os cinco e os 11 anos começa este sábado, sendo que o processo vai decorrer em quatro fases e à semelhança do que tem sucedido, por faixa etária decrescente. Em causa estão mais de 600 mil crianças elegíveis.

Nesse contexto, apesar de sublinhar que se trata “de uma boa adesão”, o primeiro-ministro insta que mais pais agendem a vacina dos seus filhos, referindo, que, apesar de algumas dúvidas que possam surgir, a inoculação “é importante para a própria saúde das crianças”, dado que há “muitas crianças que estão a ser infetadas” e que “o escalão etário onde está a haver maior incidência de infeção é mesmo nas crianças”.

Além disso, o Chefe de Governo lembra que a vacinação “protege-as na sua própria vida”, relembrando que este é já o terceiro ano letivo marcado pela pandemia, pelo que os casos de infeção têm levado a que “turmas inteiras vão para casa” e que sejam privadas dos contactos com os colegas. Também a diretora-geral da Saúde e o ministro da Educação já haviam admitido que a vacinação das crianças pode levar as autoridades de saúde a mudar os protocolos de prevenção da Covid-19 nas escolas.

Apesar de a vacinação contra a Covid não ser obrigatória, segundo a Renascença (acesso livre), há diretores de turma a enviar e-mails aos pais, em nome das escolas e da Direção-Geral da Saúde (DGS), em que perguntam se o educando tem o esquema vacinal completo e quando foi administrada a segunda dose. Questionada sobre esta situação, a ministra da Saúde garantiu, esta sexta-feira, que o seu gabinete não deu qualquer indicação às Administrações Regionais de Saúde para a recolha de dados dos alunos.

(Notícia atualizada pela última vez às 13h36)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

70 mil crianças entre os 9 e os 11 anos já agendaram vacina contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião