Dezembro é o mês com mais testes da pandemia
"Entre os dias 1 e 17 deste mês, foram realizados em Portugal 2.264.893 testes de diagnóstico", revela a Direção-Geral da Saúde.
Ainda não chegou ao final, mas dezembro já é o mês em que se fizeram mais testes de diagnóstico da Covid-19 desde o início da pandemia, em Portugal, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS) este domingo. Foram cerca de 2,2 milhões de testes realizados desde o início do mês, número que não inclui autotestes.
“Entre os dias 1 e 17 deste mês, foram realizados em Portugal 2.264.893 testes de diagnóstico, dos quais cerca de 760 mil são TAAN/PCR e mais de 1,5 milhões são Testes Rápidos de Antigénio de uso profissional (TRAg)”, adianta a DGS, em comunicado.
Durante este mês foi também alcançado um novo máximo de testagem diária, na passada sexta-feira, dia 17, onde foram efetuados mais de 227 mil
testes. Já o “anterior máximo de testagem mensal tinha sido estabelecido em julho deste ano”, recorda o organismo.
A utilização de testes tem vindo a aumentar, não só por ser uma prática encorajada mas também devido às novas medidas implementadas pelo Governo no início do mês, que obrigam a apresentação de um teste negativo mesmo para vacinados em certas atividades, como para visitar lares ou entrar em bares e discotecas.
Com a maior necessidade de testes, surgiram também alguns constrangimentos no acesso a estes, com algumas farmácias a terem as marcações cheias ou os autotestes esgotados. No entanto, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou este sábado que o Governo está a fazer um esforço para repor, nas farmácias e laboratórios, as faltas de testes ao novo coronavírus, visando chegar ao Natal “com tranquilidade”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dezembro é o mês com mais testes da pandemia
{{ noCommentsLabel }}